O Governo de Minas autorizou, na sexta-feira (10), em Lassance, o início das obras de recuperação da MGC-496, com 135,8 quilômetros (km), entre Pirapora e Corinto, no Norte do estado, considerado o maior trecho de intervenções a ser executado por meio do Provias.
A recuperação da rodovia vai beneficiar, diretamente, uma população de mais de 140 mil moradores dos municípios de Corinto, Lassance, Várzea da Palma, Pirapora e Buritizeiro. De forma indireta, as melhorias atendem a milhares de moradores da região Norte. Os investimentos somam aproximadamente R$ 117 milhões.
“Essa é uma obra de grande importância para o estado, porque a gente tem condição de fazer o escoamento de produção, que estava, de alguma forma, presa fora do acesso à região Central. Ela vai mudar o perfil de desenvolvimento da região, seja por ligar com maior qualidade áreas de produção agrícola muito relevantes do estado, seja por permitir a atração de novos investimentos industriais”, destacou o vice-governador Professor Mateus.
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, salientou que essa é uma conquista que vai beneficiar toda a população que trafega pela rodovia. “O início dessas obras vai trazer mais desenvolvimento social, segurança para quem trafega na rodovia, redução do tempo na viagem, entre outros benefícios. Então é um motivo de muita satisfação e honra poder fazer parte de um governo que se preocupa com a mobilidade mineira”, destacou.
“Hoje é um dia histórico para o nosso município e região. Mais do que histórico, é um dia mágico, dada a dimensão do tamanho dessa obra para nossa região. Ela é uma conquista para todos nós”, disse o prefeito de Lassance, Paulo Elias Rodrigues.
Rodovia
A MGC-496 está localizada em uma região de grande vocação para o agronegócio, com muitas fazendas que produzem frutas e grãos para exportação e plantio de eucalipto para produção de carvão vegetal e que dependem diretamente das boas condições de mobilidade.
Além disso, o município de Pirapora é considerado um dos grandes produtores de silício do Brasil, e a região concentra ainda uma grande quantidade de empresas de ferroligas. A rodovia também é de extrema importância para a indústria têxtil e serve de alternativa de tráfego à BR-135.
“Quando este governo anuncia uma obra, o dinheiro está em caixa. A empresa já está com um canteiro de obras sendo montado aqui próximo de Pirapora, a usina de asfalto já chegou, já estão fazendo estoque de material, como brita, para poder aí, de dez a 15 dias, iniciar efetivamente a obra”, declarou o diretor do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-MG), Rodrigo Tavares.
Com as melhorias das condições da MGC-496 será possível aumentar a acessibilidade dos municípios, reduzir custos, ampliar o acesso a produtos e tecnologias e criar condições potenciais para o aumento da produção e o consequente crescimento econômico.