23.5 C
Brasília
quarta-feira, março 19, 2025

ANUNCIE

CGU e Polícia Federal combatem fraudes em licitações

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF), em parceria com a Receita Federal do Brasil, deflagraram nesta terça-feira (11) a Operação Dissimulo, que investiga um grupo criminoso suspeito de fraudar licitações na área de terceirização de serviços. A operação cumpre 26 mandados de busca e apreensão em Brasília-Distrito Federal.

As investigações se iniciaram na CGU, em 2024, após a publicação de notícias sobre irregularidades relacionadas à empresa R7 FACILITIES – MANUTENÇÃO E SERVIÇOS LTDA na gestão contratual da manutenção da Penitenciária Federal de Mossoró/RN.

Os levantamentos indicam que empresas com vínculos societários, familiares e trabalhistas teriam se associado para manipular concorrências públicas, utilizando declarações falsas para obter benefícios fiscais indevidos e garantir vantagem sobre outros participantes dos certames.

Também foi identificado que o grupo utilizava “laranjas” como sócios para ocultar os verdadeiros proprietários das empresas, dificultando a fiscalização e ampliando a atuação do esquema. O grupo investigado mantém dezenas de contratos vigentes com a Administração Pública.

Os fatos apurados podem configurar os crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, falsidade ideológica, uso de documento falso e estelionato contra a Administração Pública.

Medidas para mitigar impactos

A CGU e a PF estão adotando providências para evitar que a atuação criminosa comprometa a continuidade dos serviços prestados pelos contratos investigados, reduzindo prejuízos à Administração Pública e à população.

Denúncias

A CGU mantém aberto o canal Fala.BR para o recebimento de denúncias. Qualquer pessoa pode enviar informações sobre esta operação ou outras irregularidades de forma anônima, selecionando a opção “Não identificado” no formulário eletrônico.

Para denúncias relacionadas à Operação Dissimulo, recomenda-se:

No campo “Sobre qual assunto você quer falar”, marcar a opção “Operações CGU”;

No campo “Fale aqui”, indicar o nome da operação e a Unidade da Federação onde foi deflagrada.

A participação da sociedade é essencial no combate à corrupção.

(Assessoria de Comunicação Social da CGU)

Placa vermelha com letras brancas em fundo preto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos