19.5 C
Brasília
sábado, abril 13, 2024

ANUNCIE

Pontes condena Lula e teme pelas relações com Israel

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) condenou as declarações do Luiz Inácio Lula da Silva sobre o conflito entre Israel e o grupo Hamas. Ele lembrou que a fala na qual o conflito foi comparado ao Holocausto deve afetar as relações diplomáticas entre Brasil e Israel.

Em seu pronunciamento no Plenário, o parlamentar alertou que a crise entre os dois países pode prejudicar parcerias importantes, incluindo áreas como agricultura, indústria, pesquisa e segurança, setores nos quais o Brasil depende de tecnologia israelense. Ele destacou que Israel tem contribuído para o avanço da agricultura no semiárido brasileiro, na implementação de técnicas de irrigação que têm beneficiado significativamente o Nordeste do Brasil.

— Há uma cooperação intensa nas áreas técnica, científica e tecnológica, incluindo intercâmbios acadêmicos e parcerias em pesquisa e desenvolvimento, incluindo a venda de equipamentos militares e tecnologia de segurança. Essa parceria também abrange a cooperação em segurança cibernética — que é um problema sério que nós temos que encarar com seriedade aqui neste país — enfatizou.

Pontes também avaliou o possível impacto na área de Defesa do Brasil, uma vez que a indústria aeroespacial usa componentes de fabricação israelense para a produção de caças de combate.

— A Força Aérea Brasileira pode ter os caças F-5 — que são caças de combate utilizados na Força Aérea — impossibilitados de exercer sua função primordial de defesa nacional porque foram atualizados por indústria israelense também — argumentou.

O senador, além de questionar as consequências para as relações de mais de 60 anos com Israel, elogiou a postura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pelo pedido de retratação ao presidente Lula.

Fonte: Agência Senado

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos