29.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024

ANUNCIE

A educação e a iempresa

 *Rosalvi Monteagudo

A educação é para ensinar e aprender, porém, o treinamento, a  educação e a informação, quinto principio cooperativista, precisa ser revisto e servir de base para desenvolver seus recursos humanos, através de uma empresa que tenha como meta organizar de baixo para cima o know-how que é descentralizado  em suas diversas funções. O objetivo das empresas é gerar lucros e o da iempresa é gerar trabalhos.

A educação está em crise precisa mudar os currículos escolares e adequá-los, além de uma empresa que tenha como base o desenvolvimento dos recursos humanos. No neocooperativsmo  a educação profissional e a educação cooperativa que se associam aos trabalhos são muito fortes. O cooperador/dono é um empreendedor, na autogestão não existe mais a ideia de empresário, na iempresa acaba com o sigilo do know-how e o vinculo com a empresa que atende ao cliente e ao lucro. A época está mudando não se trabalha mais para outro e/ ou chefe, ou melhor, mais  para si numa autogestão em que todos são donos.

Os desafios são criarem novas carreiras e uma empresa em que a educação seja o objetivo. Os jovens recém-formados e profissionais precisam passar por muitas transformações, pois o futuro vai mudar e precisa educar e formar. As empresas precisam modificar para adequar a essa nova éra, da quarta revolução industrial e tecnológica e ter como meta o desenvolvimento do know-how para criar o impacto social. A educação está passando por novas formas, e é preciso educar os professores e migrar  para as novas carreiras que surgem. É preciso urgentemente modificar. A empresa necessita educar, informar e treinar, não de cima para baixo com o know-how sob  controle, mas de baixo para cima de acordo com os interesses. É necessário recrutar e formar nas novas profissões e a iempresa já prepara para isso, pois a educação é a sua base,  pois se e educa na doutrina econômica da cooperação, uma vez que atualmente, desde infância, se  induz ao consumo pela doutrina econômica neoliberal. A iempresa tem como objetivo social, gerar trabalho, produtos e serviços, antagônica ás empresas que exploram as oportunidades comerciais. O propósito da iempresa é desenvolver seus recursos humanos e pela avaliação  gerar sobras e/ou lucros. Atualmente o objetivo da empresa é só atender aos clientes ou dar lucros, e, explorar a comercialização.  O propósito da iempresa é gerar trabalho pelo desenvolvimento de seus recursos humanos, progresso social e econômico pela organização compartilhada. Na iempresa o sistema de avaliação é continuo, em evolução para dar seguimento ao desenvolvimento.

Nos anos 80 as empresas tinham como meta a produtividade, nos 90 a globalização e o marketing , nos 2000 a gestão de pessoas, a meu ver,  nos anos 2030 passa a ser do desenvolvimento dos recursos humanos. De acordo com Zanotto ( O Estado de São Paulo, 19 de outubro de 2019, A3) , através de uma pesquisa  realizada em 2018 pela FIESP E SENAI, segundo um levantamento 32% das industrias não sabem o que é a quarta revolução industrial e tecnológica e somente 5% se sentem preparadas. O Brasil não está acompanhando a economia mundial. Os problemas que o Brasil tem de enfrentar para reduzir o atraso em relação a esta quarta revolução  é muito grande. A formação em recursos humanos é incipiente e a nova geração está sem suporte para acompanhar.

As empresas  precisam fazer parcerias com o poder publico para resgatar a educação, através de uma política mais eficiente. A empresa precisa mudar para adaptar-se a esta moderna época e descentralizar e ter como meta a educação, treinamento e informação.

De acordo com Sidney Zamel “85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas”, uma grande mudança precisa ser feitas nas empresas, e o know-how passa a ser  a base para o desenvolvimento do homem e a iempresa tem como ponto final  aprimorá-los.

** Rosalvi Monteagudo é contista, pesquisadora, professora, bibliotecária, assistente agropecuária, funcionária pública aposentada e articulista na internet.

F&M Procultura

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos