19.5 C
Brasília
sexta-feira, dezembro 13, 2024

ANUNCIE

Arrisque-se no que acredita

* Janine Brito

Perseguir objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais, incentiva pessoas a saírem da zona de conforto. Na filosofia do “uma sobe e puxa a outra”, muitas mulheres ouviram o chamado do empreendedorismo e agora estão investindo tempo, dinheiro e cérebro, na concretização dos seus planos e sonhos.

Há quem estimule e apoie o empreendedorismo feminino, prova disso é a iniciativa da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), as Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Rede Mulher Empreendedora, a Avon e o Instituto Avon, que firmaram aliança para auxiliar mulheres que desejam abrir seu próprio negócio.

O projeto Rede Sou Mais Mulher – um fruto dessa parceria – viabilizou o programa “Ela pode”, que tem financiamento do Google, cuja meta é a independência financeira de mais de mil mulheres de Brasília, até 2020.

Como mulher, e empresária de um segmento estritamente masculino, são várias as lições que aprendi, sendo a principal delas a mudança de hábito. Tudo é questão de assumir responsabilidades e a medida do esforço que colocamos quando queremos alguma coisa, assim como não ter medo das mudanças e saber reconhecer sua missão.

No que tange ao empreendedorismo, se você quer que o seu negócio seja visto, é preciso se reinventar e se redescobrir sempre, investindo mais em inovação. Não podemos nos dar ao luxo de não ser estratégicos, uma vez que o negócio precisa ser visto todos os dias.

Ter a capacidade de se vestir de coragem mediante os desafios, e administrar os sabotadores que nos cercam, é uma das chaves para o sucesso. A maioria dos empreendedores se deixa paralisar pelo medo, é o caso de quem sente verdadeira aversão ao futuro. Na minha visão, o empreendedor tem de acreditar, realizar e apostar na sua capacidade. Nenhuma empresa, por si só, vai conseguir se manter com base no medo, mesmo que o momento seja de incertezas e preocupações.

Há de se atualizar sobre as tendências do mercado para se manter relevante no futuro. É preciso abrir a mente e dar espaço para a criatividade. Só assim poderemos acompanhar a velocidade dos investimentos de ponta.

Diretora executiva da Ferragens Pinheiro, CEO do Grupo Pinheiro de Brito e Cidadã Benemérita de Brasília *

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos