O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF será interditado a partir das 23 horas desta sexta-feira (6) para a realização do desfile de 7 de setembro, quando se comemora a independência do Brasil. Todos os estacionamentos dos ministérios ficarão fechados e apenas os dos anexos serão liberados. Além disso, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará o controle do tráfego nas vias S1, S2 e adjacências a partir das 5h30 deste sábado (7).
A via N1 será totalmente destinada ao desfile cívico. A via S1 e a ligação da L2 Sul com a S1, a partir da altura da Catedral, ficarão abertas apenas para coletivos escolares e credenciados até as 8 horas de sábado. A partir deste horário, o fechamento será total e os veículos serão canalizados para a ligação L2 Sul/L2 Norte.
Em frente ao Itamaraty haverá um Ponto de Controle de Trânsito (PCTran) onde os agentes farão controle de fluxo dos carros de autoridades e convidados, com credenciais, ou convites, que estiverem se dirigindo para as tribunas de honra.
Na Praça dos Três Poderes outro PCTran fará o bloqueio do trânsito para a via N1, permitindo apenas o acesso dos ônibus de desembarque do pessoal que participará do desfile, até as 8 horas. Após este horário, o acesso de veículos coletivos de escolares à N1 também será bloqueado e o fluxo será canalizado para a via S2 e para o estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Viaturas e veículos autorizados que estiverem saindo da S1 para a S2 utilizarão o estacionamento do STF. Os túneis de acesso ao Itamaraty e à Catedral serão bloqueados entre 5h30 e meio-dia, e os veículos serão desviados para os estacionamentos dos anexos situados ao longo da S2.
Os agentes de trânsito também atuarão para coibir estacionamento em locais proibidos, ou que prejudiquem a fluidez nas vias e a segurança nas proximidades do evento. Para isto, serão disponibilizadas viaturas, guincho e empilhadeira durante toda a manhã de sábado.
O Detran sugere aos condutores que não estiverem indo ao desfile que evitem passar pelos anexos dos ministérios durante a manhã de sábado, pois o grande contingente de pessoas e a quantidade de trechos interditados podem gerar lentidão no trânsito.
(Com Agência Brasíia)