23.1 C
Brasília
quarta-feira, maio 29, 2024

ANUNCIE

Falta de dinheiro afeta saúde mental para 70% dos brasileiros

Para 70% dos brasileiros, problemas financeiros afetam a saúde emocional. Os dados são de uma pesquisa realizada pela fintech Onze em parceria com a seguradora Icatu, com 8.573 trabalhadores. Dos entrevistados, 59% não possuem uma reserva financeira de emergência, 41% afirmam que a renda não cobre todos os gastos mensais e 54% dizem que a maior preocupação atual é com dinheiro, acima de temas como família (17%), saúde (13%) e trabalho (8%).

O estudo que mapeou o ‘estresse financeiro’ no Brasil aponta que entre os principais problemas causados pela falta de saúde financeira se destacam a ansiedade (53%) e a insônia (41%), mas também há diversos relatos de depressão, problemas em relacionamentos amorosos e familiares e, até mesmo, impactos na saúde física. Além disso, 68% afirmam que as preocupações financeiras afetam diretamente seu dia a dia no trabalho.

O maior temor de 55% dos respondentes é não ter dinheiro suficiente para emergências, como questões de saúde, acidentes e ajuda para amigos e familiares. Entre todos que afirmaram ter sentimentos negativos ao pensar em dinheiro, 64% disseram que as contas já afetam a qualidade de vida.

A saúde mental e financeira estão intimamente interligadas e a incapacidade de cumprir com obrigações financeiras, como pagar contas ou dívidas e garantir o padrão de vida da família, pode gerar um estado constante de ansiedade e estresse, mas como reverter isso? O planejamento financeiro pode ser uma das respostas. Segundo especialistas em finanças, focar na organização a partir de uma análise dos gastos, divisão das contas e eventuais elaboração de metas e objetivos pode ajudar a reverter este cenário de incertezas.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos