23.5 C
Brasília
quinta-feira, dezembro 12, 2024

ANUNCIE

Fazenda admite PIB menor este ano

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda reduziu para 3% a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) para 2023. A previsão está no Boletim Macrofiscal divulgado nesta terça-feira (21).

Segundo o Ministério da Fazenda, a queda no crescimento foi motivada pela expectativa de crescimento zero no PIB no terceiro trimestre. A pasta também atribui a projeções menos otimistas para o setor de serviços no restante do ano.

As projeções de crescimento para este ano divergem entre os setores. Para o setor agropecuário, a projeção foi mantida em 14%. Para a indústria, a estimativa avançou de 1,5% para 1,9%. No entanto, a projeção para os serviços caiu de 2,5% para 2,2%.

A SPE atribui a desaceleração econômica para 2024, de 2,3% para 2,2% de crescimento do PIB, ao cenário externo. Em relação ao cenário interno, a equipe econômica admite a desaceleração da agropecuária. “Também repercute a perspectiva menos favorável para a safra do próximo ano após a divulgação de prognósticos para a safra de 2024”, destacou o Boletim Macrofiscal.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos