O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nessa quinta-feira (26), 500 moradias a famílias de baixa renda da cidade de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. O presidente da República Jair Bolsonaro e o ministro Daniel Ferreira participaram da cerimônia de inauguração do Residencial Buritis, que vai beneficiar cerca de duas mil pessoas com a casa própria.
“Ter a casa nova é ter liberdade. É a certeza de ter um teto para morar pelo resto de sua vida. A todos os contemplados, os nossos parabéns”, felicitou o presidente Jair Bolsonaro.
O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e recebeu R$ 37,5 milhões em investimentos federais, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), sendo que R$ 30,1 milhões foram repassados desde 2019, o que representa 80,31% do total.
Em seu discurso, o ministro Daniel Ferreira ressaltou que o Programa Casa Verde Amarela tem como uma das prioridades atender as necessidades da mulher responsável pela economia familiar. “Ao todo, 80% dos contratos destas casas são para mulheres chefes de família, sem a necessidade de autorização dos maridos”, apontou.
Dentre os 500 beneficiários, 401 são mulheres responsáveis pela economia familiar. Além disso, entre homens e mulheres, há 61 idosos e 61 portadores de deficiência.
A aposentada Maria do Livramento, 69 anos, foi uma das contempladas com as chaves da casa própria. Ela comemorou o fato de finalmente parar de pagar aluguel. “É um alívio saber que você não vai precisar pagar aquele dinheiro todo no fim do mês para algo que não é seu. Estou muito feliz”, disse.
O residencial conta com 25 blocos, cada um com 20 apartamentos, divididos entre térreo e quatro andares. O condomínio conta com infraestrutura completa, com drenagem, esgoto, água, pavimentação, energia elétrica, iluminação pública e transporte público. Nas proximidades, há postos de saúde e de segurança, escolas e creches.
Casa Verde e Amarela
Lançado pelo Governo Federal em agosto de 2020, o Programa Casa Verde e Amarela busca facilitar o acesso à moradia digna. Com avanços e novidades, permitiu que mais de 1,25 milhão de unidades habitacionais fossem entregues em todas as regiões do País desde 2019 – uma média de 1,1 mil por dia. Com isso, cerca de cinco milhões de pessoas foram beneficiadas com a casa própria.