24.5 C
Brasília
quinta-feira, setembro 19, 2024

ANUNCIE

Aprenda como construir um galinheiro móvel

Construído sobre uma estrutura leve feita de madeira e tubos de PVC, com laterais em tela e equipado com rodas, o modelo de galinheiro que está sendo apresentado no Espaço da Agricultura Familiar, na Feira AgroBrasília, possibilita o deslocamento do aviário. Assim, as entrelinhas dos plantios podem se tornar áreas de pastagem das galinhas, fazendo o controle de plantas invasoras nesses locais. A tecnologia é uma das novidades do Circuito da Agroecologia, até o dia 18 de maio (sábado).

Para possibilitar o uso do galinheiro móvel como uma ferramenta de controle do mato nas entrelinhas de plantio, é necessário que a estrutura seja construída nas dimensões que possibilitem essa entrada nos canteiros. O modelo proposto pela equipe do Circuito da Agroecologia possui dois metros de largura, quatro metros de comprimento e dois metros de altura, com área útil total de oito metros quadrados, suficientes para a criação de 40 galinhas. “Dependendo da quantidade de galinhas, ele pode ser deslocado diariamente para limpar a área”, afirma a coordenadora de agroecologia da Emater-DF, Isabella Belo.

http://www.emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/imagem-2-armação-e-tela-300x245.pnghttp://www.emater.df.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/Imagem1-armação-de-madeira-300x288.jpg

No Caderno Tecnológico está disponível o passo a passo para construção

 “O foco desse galinheiro móvel não é uma produção comercial de ovos, mas sim promover a integração da propriedade, de modo que o produtor não precise usar produtos químicos externos no manejo desse mato”, explica a coordenadora. Ela também destaca que o tamanho do aviário pode ser adaptado de acordo com a necessidade do produtor.

Outra vantagem desse tipo de galinheiro está no manejo sanitário, já que basta deslocar o aviário para higienizar e descontaminar o local. Além disso, as galinhas e seus ninhos ficam protegidos contra predadores ao mesmo tempo em que são criadas em pastagem natural. “É uma estrutura de metal leve, possível de ser movimentada por duas pessoas, além de ter um baixo custo”, diz Isabella.

Para conhecer mais detalhes da construção e das vantagens desse modelo de galinheiro, visite o Circuito da Agroecologia no Espaço da Agricultura Familiar, durante a 12ª feira AgroBrasília, que acontece entre os dias 14 a 18 de maio.

No Caderno Tecnológico também estão disponíveis informações sobre como aplicar as principais tecnologias apresentadas no evento.

(Assessoria de Comunicação Social da Emater-DF)

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos