Luciano Lima
Só a título de informação, a foto é da milícia Nacional cívico-militar criada por lei na Venezuela. Ou seja, uma força formada por paramilitares e milícias civis. Na Venezuela, a Guarda Nacional é acusada de assassinatos, torturas, crimes sexuais e fortes ligações com o narcotráfico.
Em nenhum lugar na América Latina onde existe a GUARDA NACIONAL existe DEMOCRACIA. É só olhar para Venezuela, El Salvador, Nicarágua, Bolívia, que tem uma polícia no moldes da Guarda Nacional, e o México, que não é uma ditadura consolidada, mas o governo é acusado de ter fortes ligações com o narcotráfico. Aliás, infelizmente o Narcotráfico está tomando conta de toda a América Latina de uma maneira muito assustadora.
Nesta terça-feira (15), no plenário do Senado, o senador Izalci Lucas (PSDB/DF) @izalci fez fortes e contundentes críticas ao governo Lula e, principalmente, ao Ministro da Justiça Flávio Dino, que insistem na criação da Guarda Nacional.
“Em alguns governos da América Latina, como Nicarágua, Cuba, Venezuela, além da Rússia, essa ideia prosperou e fez desses países ditaduras cruéis”, afirmou o senador, durante discurso.
Segurança Pública e Segurança Nacional precisam ser discutidas com mais seriedade. Querem realmente fortalecer a segurança pública no Brasil? Por que não criar a Universidade da Segurança Pública? A universidade serviria para formar o elemento de execução aos gestores das instituições.
Por que não unificar as polícias e criar a Universidade da Segurança Públicas? A ideia seria respeitar a estrutura atual das instituições e iniciar um processo novo com uma entrada única, onde o elemento de execução possa chegar ao topo da carreira.
A segurança pública brasileira precisa ser qualificada e melhor estruturada. Não podemos aceitar qualquer processo de desmobilização das nossas Forças Armadas, que precisam ser fortalecidas para assegurar a nossa soberania. Qualquer coisa ou ideia que fuja disso não há boas intenções.
O BRASIL NÃO PRECISA DE UMA POLÍCIA DE GOVERNO. O BRASIL PRECISA DE UMA POLÍCIA FORTE DE ESTADO QUE ASSEGURE A PROTEÇÃO DO NOSSO POVO E DE NOSSAS FRONTEIRAS.
(Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista)