25.5 C
Brasília
segunda-feira, junho 24, 2024

ANUNCIE

Minas inaugura Centro de referência em cachaça

O Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), inaugurado neste mês, vai realizar pesquisas que permitam agregar valor à cachaça de alambique de Minas Gerais. Um sonho de mais de 20 anos está se tornando realidade na Universidade Federal de Lavras (Ufla), com apoio do Governo de Minas, por meio da  Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

O trabalho, coordenado pela professora Maria das Graças Cardoso, é fruto de projeto aprovado pela fundação, com recursos de R$ 3,7 milhões, e contará com cursos de capacitação para os produtores de cachaça e para a compra de equipamentos.

Com o centro, será possível aplicar os conhecimentos gerados em sala de aula, permitindo o aprimoramento de parâmetros de análise.

“O centro irá promover a qualidade da cachaça e derivados, melhorias nas bebidas e no engenho, criação de novas bebidas e de bebidas envelhecidas com diferentes madeiras”, comenta a idealizadora do projeto sobre os avanços previstos.

O secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha, destacou a importância do centro também para diminuir a informalidade no setor.

“O Centro de Referência na Ufla vai contribuir ainda mais para a valorização de um produto genuinamente brasileiro, forte em Minas Gerais. O que significa maior formalização, geração de empregos e renda no estado”, avalia.

Atualmente, Minas Gerais é a maior produtora nacional de cachaça de alambique, com mais de 350 cachaçarias e cerca de 2,2 mil marcas diferentes.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos