23.1 C
Brasília
quarta-feira, maio 29, 2024

ANUNCIE

Izalci critica o governo por não condenar ataques do Irã a Israel

O senador Izalci Lucas (PL-DF) criticou nessa quarta-feira (17) a postura adotada pelo governo brasileiro frente aos recentes ataques do Irã a Israel, na madrugada do sábado (13), com mísseis e drones, a maioria interceptada pelas forças de defesa israelenses.

Em pronunciamento no Plenário, o senador afirmou que a recusa do Itamaraty em condenar a ofensiva contra israelenses configura uma “falha diplomática” e revela uma “falta de alinhamento com os princípios democráticos” que deveriam nortear as relações internacionais do país.

— A posição brasileira, infelizmente, nos leva a crer que há, sem sombra de dúvida, um alinhamento ideológico que favorece governos com práticas antidemocráticas e desumanas, como os regimes da China, Rússia, Nicarágua e até mesmo da Venezuela. É ainda pior e mais grave quando defende, se omite em condenar e até se aproxima de facções terroristas, como é o caso do Hamas e do Hezbollah — disse.

O senador citou ainda o impacto das falas do presidente Lula no ano passado — ao lado do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro — de que o país é “vítima de uma narrativa de antidemocracia e autoritarismo”. O parlamentar enfatizou que, em sua opinião, declarações do presidente Lula minimizaram a situação enfrentada pelos venezuelanos e relativizaram o conceito de democracia, ignorando a realidade de milhares de refugiados no Brasil.

— Os posicionamentos do presidente, certamente com o auxílio precioso de sua diplomacia, têm colocado o Brasil em situações vexaminosas perante o mundo, que luta por paz e justiça. Está claro que há um jogo duplo sendo jogado pelo governo Lula, em que condenações são adaptadas conforme conveniências políticas, ignorando princípios de justiça e de direitos humanos — enfatizou.

Fonte: Agência Senado

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos