Embora as pessoas com 60 anos, ou mais, representem mais de 12% da população de Brasília-DF, poucos eventos multilinguagens são projetados para este público, e menos ainda reverenciam a produção artística realizada por pessoas desta faixa etária. Pensando nisso, a Farol Cultural realizará o Festival Farol, uma experiência artística com expressões culturais variadas e protagonizada por pessoas dessa geração.
“Em nossa pesquisa de festivais e eventos semelhantes nos últimos quatro anos, encontramos poucos projetos multilinguagens voltados para o público 60+, e menos ainda que valorizem a produção artística feita por pessoas dessa faixa etária”, disse Karen Monteiro, co-idealizadora do projeto.” O Festival Farol surge como alternativa, criando um espaço de destaque para artistas, público e colaboradores com 60 anos ou mais, oferecendo uma programação diversificada e atrativa para toda a família.”
A primeira edição do festival, realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), acontecerá nos dias 2 e 3 de setembro na Torre de TV e busca unir diferentes eixos culturais, focando na produção brasiliense e valorizando o protagonismo dos realizadores e realizadoras da “melhor idade”.
Shows musicais, DJs, apresentações artísticas, feira de artesanato e gastronomia, sarau cultural e atividades formativas vão fazer parte da programação, que também contará com instalações artísticas, ambientes criativos e equipes capacitadas para atendimento ao público 60+.
Douglas Menezes, diretor artístico e de produção do projeto, explica que “O Festival é pensado para valorizar as vivências, a memória, a ancestralidade e para trazer identidade e pertencimento para essas pessoas que fazem parte da história do DF com suas criações, produções e conhecimento. Também estamos investindo em espaços interativos, de experimentações e brincadeiras.”
Visando garantir conforto e proporcionar uma experiência inclusiva e acolhedora para o público dessa faixa etária, e tantos outros que se conectam a ele, como famílias, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência, o evento também oferecerá espaços de descanso e lazer. Além de ambientes instagramáveis. A entrada será gratuita, e parte da programação cultural contará com intérprete de Libras e audiodescrição.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Para garantir a representatividade de pessoas com 60 anos ou mais, de 1º a 10 de agosto, o edital de convocação de artistas e oficineiros(as) receberá inscrições para compor a programação do Festival Farol. A curadoria artística é do ator e palhaço, José Regino e da cantora Myriam Greco. Interessados podem inscrever apresentações musicais, espetáculos de dança, teatro e contação de história, com duração de 45 minutos a uma hora. No caso das oficinas, as atividades devem ter no máximo uma hora. Cada proposta selecionada receberá um cachê com valor proporcional, de acordo com as informações do edital. Acesse o formulário e saiba mais: https://linktr.ee/
AÇÃO SOCIAL
Além de promover a arte e cultura, o Festival Farol em parceria com o Instituto Saber Amar – ISA pretende ter um impacto positivo na comunidade de Brasília. Quem for ao festival será incentivado a levar alimentos não perecíveis, que serão doados para instituições públicas voltadas para o público 60+. Com essa ação social, os organizadores buscam incentivar a solidariedade e o envolvimento dos participantes em questões comunitárias, tornando o Festival Farol uma experiência não só cultural, mas também de responsabilidade social. “Acreditamos que a experiência multiliguagens pode acontecer em diversas frentes, não só a mistura entre música, dança e teatro, mas também a junção entre cultura, arte, educação e cidadania. A arrecadação de doações e a parceria com Instituições que atendam um público em vulnerabilidade social é uma forma de ampliar a atuação, alcance e abrangência do projeto”, afirma Gustavo Letruta, coordenador geral do Festival.
SOBRE A FAROL CULTURAL
A Farol Cultural nasce da união de três empresas que, decididas a ampliar propostas culturais de maneira mais diversificada e abrangente, se unem com o intuito de criar uma plataforma de realização de projetos culturais em multilinguagem. Com mais de 12 anos de experiência, os criadores do Festival Farol, Douglas Menezes, Gustavo Letruta e Karen Monteiro, são a força motriz por trás da produtora colaborativa. Para saber mais siga a Farol nas redes sociais @afarolcultural.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA CONVOCATÓRIA
1º de agosto – Abertura da convocatória
10 de agosto – Prazo final para inscrição
2 e 3 de setembro – Festival Farol
Quanto: Gratuito