22.5 C
Brasília
quinta-feira, outubro 31, 2024

ANUNCIE

Zé Silva debate pauta verde na França

Essa semana, o deputado federal Zé Silva (SD-MG) foi a Paris, na França, participar de uma missão Interparlamentar, a convite do Instituto de Conservação Caucus Brasil, com parlamentares e líderes dos setores público e privado da Europa, Ásia, África e América Latina.

Membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o parlamentar destaca que o objetivo do encontro foi promover o diálogo e encontrar um terreno comum para responder as questões relacionadas com a conservação ambiental internacional.

“O objetivo deste encontro é incluir perspectivas diferentes sobre a temática, de modo a construir um diálogo produtivo passível de discussão e aprendizado entre os membros,” disse Zé Silva afirmando que “o grupo é formado por parlamentares que se interessam pelo tema ambiental, e fomenta pautas no Congresso Nacional sobre desenvolvimento sustentável.”

Criado em 2022, o cáucus BRASIL é uma ramificação originalmente criado no Congresso dos Estados Unidos da América em 2006, o International Conservation Caucus (ICCF), organizado em torno de uma política de interesse ou preocupação comum – neste caso, a conservação.

“Este é um momento importante para falarmos sobre os projetos que defendemos pensando no nosso maior desafio que é produzir alimentos em quantidade e qualidade suficientes para alimentar uma população cada vez maior, sem comprometer o meio ambiente,” completou.

Durante à agenda da missão interparlamentar, o deputado participou de reuniões sobre a atuação dos países para vencer o desafio de produzir alimentos e conservar o meio ambiente.

“Apresentamos os trabalhos desenvolvidos em cada país e ressaltei a importância do financiamento e do monitoramento da implementação de políticas públicas e também a necessidade de haver sinergia e alinhamento na legislação dos países, principalmente com relação ao mercado de carbono, rastreabilidade dos produtos e classificação da atividade econômica de acordo com a sustentabilidade,” disse.

“Fico feliz em ter a oportunidade de, mais uma vez, mostrar aos outros países que o Brasil é um país gigante na produção de alimentos, que produz até três safras por ano, e que também se preocupa com a preservação ambiental,” frisou Zé Silva.

O deputado reforçou também que o Brasil é o único país do mundo em que 20% a 80% das propriedades privadas não arrancam árvores e são preservadas em prol de ajudar na preservação do meio ambiente, o que beneficia o mundo inteiro.

“Em nosso país há pessoas realmente comprometidas com a questão ambiental, e pudemos conhecer muitas delas durante a Virada Parlamentar Sustentável, que tive a honra de promover. E faremos com que as propostas que trouxerem benefícios sustentáveis se tornem, cada vez mais, uma realidade,” finalizou.

Pauta Verde

Para que o Brasil avance em uma agenda positiva em relação ao meio ambiente o deputado relaciona uma lista de projetos que devem ser votados no Congresso Nacional – a chamada “Pauta Verde”.

– Projeto de Lei 2633/2020 da Regularização Fundiária – regularização de imóveis ocupados em terras da União – principal ferramenta de combate ao desmatamento ilegal

– Projeto de Lei 4734/2020 da Rastreabilidade – promove o controle da origem e regularidade ambiental dos produtos agropecuários brasileiros com a certificação – Selo Agro Verde

– Projeto de Lei 7578/2017 do Patrimônio Verde – mercado voluntário de carbono verde – reconhece como ativo produto originário de atividades de conservação de florestas e vegetações nativas. É a floresta remunerando o produtor rural como se fosse uma lavoura, mas sem desmatar nenhuma árvore.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos