18.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 18, 2025

ANUNCIE

×
Logo SimpleAds

Paula Belmonte denuncia poluição no Rio Melchior e pede CPI

Durante sessão na Câmara Legislativa de Brasília-DF (CLDF), na terça-feira (14), a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) solicitou o recolhimento de assinaturas para a instalação de uma CPI a fim de apurar todas as denúncias sobre a poluição do rio Melchior, que há décadas é usado por moradores e produtores rurais que pedem socorro.

No plenário da Casa, a distrital além de fazer a denúncia alertou para as consequências do descaso do poder público em dar uma solução para o problema que afeta diretamente a saúde de famílias que dependem da água do rio para consumo, cozinhar e tomar banho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiscalização

Em visita realizada à comunidade rural do Incra 09, em Ceilândia, no sábado (12), a deputada recebeu diversas denúncias sobre a qualidade da água consumida pelos moradores que relataram diversos sintomas, como erupções na pele, feridas, diarreia, náuseas e alergias, inclusive em crianças e idosos.

Como presidente da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle na (CFGTC/CLDF), a deputada foi até o aterro sanitário de Brasília, localizado em Samambaia, para averiguar a situação de como o lixo é recebido, tratado e lançado como chorume no rio Melchior, e cobrou mais transparência por parte do SLU sobre as medidas tomadas para amenizar os riscos de poluição, como análise de água e estudos regulares sobre a qualidade do Melchior.

“A poluição do rio Melchior atingiu um nível crítico onde crianças e idosos estão doentes após ter contato com a água. Não é a primeira vez que faço essa denúncia e cobro uma solução dos órgãos competentes. É necessário abrir uma CPI para que as autoridades possam dar uma explicação e apontar o que está acontecendo de fato com o Melchior”, cobrou a deputada Paula Belmonte.

A deputada ressaltou a importância de identificar quais as principais fontes que estão poluindo o rio, além de tomar medidas para reverter essa situação. Ela também destacou a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas para garantir a preservação e recuperação do rio além de resultar em medidas legais contra os responsáveis pela poluição.

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos

publicidade