A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) publicou, na sexta-feira (31), o edital com as regras para as empresas interessadas em participar do leilão internacional de concessão patrocinada para a construção do Eixo Norte do Trem Intercidades (TIC), que ligará a capital paulista à Campinas.
O valor estimado da obra é de R$ 12,8 bilhões. Após o edital haverá um prazo de 240 dias para recepção de propostas e a realização do leilão está marcada para 28 de novembro.
Rota do TIC Eixo Norte
Serão ofertados três serviços: a linha 7 – Rubi, atualmente operada pela CPTM, que passará por uma revitalização das vias, operando entre a Barra Funda e Jundiaí. O Trem Intermetropolitano (TIM) que seguirá do município de Jundiaí com paradas nas estações em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
E o Trem Intercidades (TIC), opção expressa, com percurso total de 96 quilômetros (km) que terá duração de aproximadamente uma hora entre a capital e Campinas. A tarifa da linha 7 não será alterada, seguindo a política tarifária do estado. As passagens para o trem expresso (TIC) custarão em torno de R$64,00.
Além dos benefícios na mobilidade urbana para mais de 15 milhões de pessoas em 11 munícipios, o empreendimento gerará 10.552 empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuirá para a redução das emissões de CO2 e para a segurança viária de toda a região.
Sobre a SPI
Criada pelo governador Tarcísio de Freitas, a Secretaria de Parcerias em Investimentos tem por missão ser o carro-chefe de uma gestão que se planeja moderna, eficaz e atenta aos desígnios e desejos da população paulista.
Desta forma, a pasta atua, por meio da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) para fiscalizar PPPs já em vigência e construir novas parcerias com a inciativa privada a fim de melhorar a infraestrutura que impacta no cotidiano deste que é o ente federativo mais importante do Brasil.