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quinta-feira, dezembro 12, 2024

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Governo de Minas recupera mais de 350 quilômetros de rodovias

Com 21 obras concluídas, outras 38 em andamento e mais 15 empreendimentos prontos para iniciar, o Provias – maior pacote de obras rodoviárias da última década em Minas Gerais – completou um ano de vida na terça-feira (4).

A iniciativa foi criada com o objetivo de reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por governos anteriores na manutenção das estradas.

Os investimentos ultrapassam os R$ 2 bilhões e são oriundos do Acordo Judicial assinado pelo Governo de Minas e pela mineradora Vale, em decorrência da tragédia de Brumadinho, e também do Tesouro Estadual. A expectativa é que sejam gerados oito mil empregos diretos e 24 mil indiretos com a execução das obras.

Os resultados já são visíveis. Desde o lançamento, mais de 350 quilômetros de rodovias já foram recuperados e as diversas frentes de trabalho espalhadas pelo estado atuam na revitalização de outros 1.300 quilômetros de pavimento.

“O Provias é um programa que tem movimentado todos os segmentos de obras do setor rodoviário. Estamos recuperando trechos de rodovias que conectam regiões importantes do estado, garantindo melhorias na mobilidade e, principalmente, mais segurança para as pessoas que trafegam por esses locais”, avalia o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Trecho de 25,7 quilômetros da LMG-740, conhecia como Rodovia do Leite, em Lagoa Grande, Noroeste de Minas (DER-MG / Divulgação)

Melhorias

As melhorias podem ser percebidas em diversas regiões de Minas Gerais. No Vale do Jequitinhonha, por exemplo, as obras de recuperação funcional da rodovia MGC-367, no trecho de aproximadamente 25 quilômetros, compreendido entre os entroncamentos para Carbonita e Bocaiúva, estão concluídas. O trecho era um dos mais degradados da malha viária.

A MG-255, entre Itapagipe e Iturama, na região do Triângulo Mineiro, a recuperação dos 92 quilômetros estão em fase final e já atinge cerca de 95% de avanço físico da obra que deverá ser finalizada ainda em abril.

Na Zona da Mata, o DER-MG concluiu a implantação e pavimentação de 1,9 quilômetros e a restauração dos 4,5 quilômetros do Contorno de Cataguases, com a finalização das obras de drenagem e instalação da sinalização horizontal e vertical na via. Na mesma região, foram finalizadas as obras complementares para implantação da AMG-3085, que interliga as rodovias BR-040 e MG-353, próximo a Juiz de Fora.

No Sul de Minas, também foram concluídas as obras na LMG-883, entre o entroncamento com a MG-347 e Dom Viçoso. Na MG-290, em Jacutinga, trecho de acesso ao distrito industrial também foi recuperado.

Na região Central e na RMBH, também foram finalizadas as obras na MG-040, entre Crucilândia e o perímetro urbano de Itaguara. Neste segmento, 17,6 quilômetros passaram por reforma com a recuperação do asfalto e reforço de sinalização.

As entregas não param por aí. No Centro Oeste do estado as obras na MG-431, no acesso secundário de Itaúna, também já estão prontas. Além deste trecho, as obras já foram finalizadas na rodovia municipal em Bambuí, no acesso ao hospital São Francisco de Assis.

Na Rodovia do Leite – trecho de 25,7 quilômetros da LMG-740 – em Lagoa Grande, no Noroeste de Minas, a pavimentação também foi renovada. Com investimentos de mais de R$ 4,91 milhões, a obra trouxe mais segurança e conforto para os usuários e para o setor produtivo local.

DER-MG / Divulgação

Obras em andamento

As rodovias MG-409 (BR-116 a Pavão) e MG-105 (Pavão-Águas Formosas), no Vale do Mucuri, já têm 75% de serviços concluídos. A obra deverá ser totalmente finalizada ainda no primeiro semestre de 2023.

No Vale do Rio Doce, as obras de pavimentação das rodovias LMG-760 e MG-320 entraram na reta final. De um total de 57 quilômetros que serão executados, mais de 50 quilômetros já foram concluídos pelo DER-MG, o que representa 90% de avanço físico no cronograma.

O investimento é de R$ 179 milhões. A previsão contratual para conclusão do trecho é agosto de 2023, no entanto, o DER-MG estima que este prazo seja antecipado, devido ao ritmo acelerado das obras.

Iniciada em maio do ano passado, as obras de pavimentação dos 68 quilômetros da LMG-680, rodovia localizada no município de Paracatu, na Região Noroeste, também conhecida como “Estrada de Entre Ribeiros”, já avançaram cerca de 30 quilômetros.

“A melhoria das condições das rodovias vai incrementar a economia de todas as regiões do estado ao proporcionar maior capacidade de escoamento da produção da indústria e do agronegócio mineiro. Ainda há muito a fazer, mas o Provias já é um marco para Minas”, conclui o vice-diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais.

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