O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nessa sexta-feira (3), as chaves de 559 moradias a famílias de baixa renda da cidade de Quebrangulo, em Alagoas. O secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, participou da cerimônia de inauguração do Residencial Geraldo Passos Lima, que vai beneficiar cerca de 2,2 mil pessoas com a casa própria.
“A partir do momento que uma família tem um teto digno, adequado, com parcelas adequadas à capacidade de pagamento, há uma transformação dessa família, que tem muito mais tranquilidade para se desenvolver, cuidar bem dos seus filhos”, destacou o secretário.
O empreendimento integra o Programa Casa Verde e Amarela e recebeu R$ 24,3 milhões em investimentos federais, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), além da doação do terreno em contrapartida do poder público municipal.
A dona de casa Jeane Cavalcante Bezerra, 38 anos, foi uma das contempladas com a nova moradia. Ela comemorou o fato de, finalmente, parar de pagar aluguel. “Já sofri muito pagando aluguel. Passei fome. Hoje me sinto uma guerreira, me sinto muito feliz”, disse.
Dentre os beneficiários, 116 são mulheres responsáveis pela economia familiar. Além disso, entre homens e mulheres, há 26 idosos e 24 portadores de deficiência.
Os imóveis têm 40,26 metros quadrados (m²) de área e contará com infraestrutura completa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem, além de transporte público, escola, creche e posto de saúde nas proximidades.
Casa Verde e Amarela
Desde 2019, foram entregues 1,3 milhão de moradias por meio do Programa Casa Verde e Amarela, possibilitando que mais de cinco milhões de pessoas fossem beneficiadas com a casa própria e passassem a viver com mais dignidade.
Além disso, o Governo Federal retomou a construção de 130 mil unidades habitacionais das 180 mil que estavam paralisadas. A estimativa é que o programa tenha gerado cerca de 7,7 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos.