Durante a AgroBrasília, o Circuito da Fruticultura, coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), vai mostrar tecnologias de produção de frutas rentáveis em pequenos espaços. A AgroBrasília vai até este sábado (25), das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, quilômetro (km) 5, PAD-DF.
“São frutas que, mesmo cultivadas em pequenas propriedades, trazem uma alta rentabilidade, por terem um mercado ainda crescente e diferenciado”, explica o responsável pelo programa de fruticultura da empresa, Felipe Camargo.
O foco, detalha o gestor, está na variedade dessas frutas adaptadas para o Cerrado. “O açaí, o mirtilo e as outras frutas vermelhas são as que temos trabalhado no âmbito da Rota da Fruticultura, programa do Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com diversos órgãos e entidades que visa estabelecer estratégias para implementar e incentivar novos agricultores na produção dessas frutas no DF e Entorno”, exemplifica.
Haverá técnicos para explicar as tecnologias de produção, mostrar os espaçamentos de plantio e ensinar como conduzir, manejar a poda, irrigar e fazer a colheita das frutas apresentadas.
O espaço da Emater-DF na AgroBrasília conta com cerca de três hectares onde são demonstradas tecnologias acessíveis e de baixo custo para diversas cadeias produtivas, além de um estande de comercialização de artesanato e produtos agroindustriais.
AgroBrasília 2024
Até sábado (25), das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – BR-251, km 5, PAD-DF. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
*Com informações da Emater