Nos dias 20 e 21 de julho, a Escola Técnica do Guará será o epicentro da inovação e tecnologia em Brasília-Distrito Federal, sediando a edição 2024 da Experiência Hackacity Guará. O evento gratuito e aberto ao público reunirá especialistas de todo o país, startups locais e representantes de iniciativas públicas e privadas para discutir e desenvolver soluções que tornem o Guará uma região mais humana, inclusiva, segura, resiliente e sustentável.
Organizado pelo Codese-DF e apoiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Brasília-DF, Administração do Guará, o Hackacity Guará visa promover o desenvolvimento inteligente da cidade. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, o encontro proporcionará um ambiente de debate e incubação de startups focadas em resolver questões urbanas.
Um dos pilares do evento é a apresentação dos resultados da Incubadora Hackacity Guará, que atinge empreendedores, desenvolvedores, pesquisadores e interessados em inovação e tecnologia. Os projetos incubados receberam suporte para desenvolver ideias que podem melhorar a qualidade de vida dos moradores do Guará.
Durante os dois dias de evento, os participantes poderão assistir a palestras, participar de debates e se envolver em oficinas e painéis realizados em diferentes espaços, como a Escola Técnica do Guará, a Rua do Lazer, praças e áreas verdes. Um dos destaques será o Hackathon, onde equipes competirão para encontrar soluções para três desafios cruciais: incentivar o consumo local e otimizar a gestão do lixo doméstico e entulho.
O termo “Hackathon” é resultado da junção de duas palavras inglesas: “hack”, que está relacionado com (re)programar, e “marathon”, que significa maratona. Logo, o Hackathon é um evento que propõe a inovação por meio de uma disputa positiva de ideias e ações entre as equipes envolvidas. Reunindo inventores, profissionais criativos, programadores e desenvolvedores, a iniciativa tem a proposta de criar projetos que transformam informações de interesse público em soluções de mercado, acessíveis a todos os cidadãos.
Os participantes deverão apresentar soluções para os seguintes temas: “Como fazer com que os moradores do Guará gastem seu dinheiro na cidade?” e “Como melhorar a gestão do lixo doméstico e entulho no Guará?”. O objetivo da maratona é fomentar a pesquisa e a experiência tecnológica, criando soluções viáveis e inovadoras que atendam a necessidades reais. Visa compartilhar, aprender e ensinar conhecimentos técnicos e de negócios, principalmente relacionados à comunicação e novas tecnologias – especialmente do universo digital e de startups. A maratona tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer tipo de sorte, e a participação é voluntária, por meio de inscrição
“As inscrições estão abertas para todos os interessados, independentemente do nível de experiência ou formação acadêmica. O Hackathon é uma oportunidade para a comunidade aprender novas habilidades e colaborar em um ambiente dinâmico e estimulante”, afirma Rafael Souza, coordenador de Comunicação do projeto Hackacity.
As inscrições, realizadas por equipe, estarão abertas até 20 de julho de 2024. O preenchimento do formulário eletrônico de inscrição não garante a participação, que será confirmada por ordem de inscrição, limitando-se a 13 equipes ou 50 pessoas. As instruções de confirmação de presença serão enviadas por e-mail pela comissão organizadora. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site oficial. Podem participar todas as pessoas físicas habilitadas, maiores de 18 anos ou menores com no mínimo 16 anos com autorização dos pais. Todas as funções, aplicativos e/ou tecnologias desenvolvidas devem ser originais, e as soluções devem ser criadas durante a maratona.
Entre os mentores do Hackathon estão Luana Torres, da Gerência de Inovação e Assuntos Tecnológicos da Federação das Indústrias do Distrito Federal – FIBRA; Nayana Cambraia, gestora de portfólio com ampla experiência em promover inovação social e impactos ambientais positivos; Fabiano Figueiredo, fundador e CEO do serviço de recrutamento para criativos Comoequetalá; Wanderson dos Santos, professor de Tecnologia da Faculdade Projeção; e João Fróes, consultor empresarial e mentor de Negócios, Empreendedorismo e Inovação, CEO da 4Sight Soluções Empresariais.
Para mais informações e inscrições, visite hackacity.com.br.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – HACKACITY GUARÁ
Proativa Comunicação