Na contramão de outros estados governados pela direita brasileira, Brasília-DF registra elevado índice de desemprego. No mês passado, a taxa de desemprego ficou em 15,8% na capital do país, mesmo patamar de janeiro de 2023 e pouco acima do percentual registrado em dezembro (15,5%). Santa Catarina, por exemplo, marcou a menor taxa do país: 3,2%. Minas gerais com 5,7%, e São Paulo com 6,9%. O desempenho desses e outros estados governados pela direita tem sido fundamental para a queda do índice nacional.
Periferia Metropolitana
A taxa de desemprego na PMB ficou em 15,8% em janeiro, menor do que a registrada no mesmo mês do ano passado (19,1%) e em dezembro de 2023 (16,8%). Os 12 municípios que compõem a PMB são Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Área Metropolitana
Na AMB, que agrega os contingentes pesquisados em Brasília e na PMB, a taxa de desemprego caiu de 16,7% para 15,8% de janeiro de 2023 a janeiro de 2024. O resultado é menor que o observado em todos os meses do ano passado, exceto dezembro, que apresentou o mesmo índice.
*Com informações do IPEDF