O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nessa quinta-feira (10), em Alfenas, no Sul ddo estado, da quinta etapa do Circuito E-Minas 2023. O evento é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas (Federaminas), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Alfenas (Acia).
Durante a solenidade, o governador Romeu Zema destacou avanços realizados no agro e também nas áreas de desenvolvimento econômico e social. Ele ressaltou a importância da parceria com as instituições, o que contribui para a geração de empregos e renda no estado.
“Nesses quatro anos e meio, conseguimos volume recorde de investimentos atraídos para o estado e estamos caminhando para a geração de um milhão de empregos formais. Isso é muita coisa em um estado com tantos habitantes como Minas Gerais. O desemprego em Minas está reduzindo e isso é fruto de uma ação conjunta com as entidades de classe, como a Federaminas, Fiemg, Faemg, entre outras”, disse.
Em painel sobre o desenvolvimento econômico da região, o governador também respondeu perguntas dos participantes, com o presidente do Sebrae, Marcelo Souza, o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, e o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues.
“Quando era empresário, ao invés de administrar a empresa, perdia boa parte do meu tempo tentando acompanhar mudanças e entender a complexidade da papelada”, ressaltou, referindo-se às dificuldades e burocracias encontradas pelo setor privado para empreender no Brasil.
Após o exemplo, Romeu Zema salientou o trabalho do Governo de Minas para reduzir essas burocracias. “Desde que assumi, só temos simplificado a vida de quem trabalha, de quem investe e gera empregos aqui no estado. Antes o micro e pequeno produtor rural precisavam recolher o ICMS do produto à venda, ir na administração fazendária, mostrar que recolheu e solicitar nota fiscal. No nosso governo isso tudo passou a ser feito pelo celular, notebook e com prazo para poder pagar”, completou.
Circuito E-Minas
O evento é organizado pela Federaminas, com apoio do Sebrae. Neste ano, mais de cem empresários ligados à Federaminas participaram. O Circuito E-Minas tem o objetivo de reunir lideranças empresariais para discutir o desenvolvimento de Minas, a efetiva participação das Associações Comerciais e seus associados na construção de novas oportunidades para o empreendedorismo local, regional e estadual.
“O principal objetivo do circuito é estabelecer uma aproximação institucional entre associações locais e iniciativas de investimento disponíveis em todo o estado. Trata-se de excelente oportunidade de impulsionar o desenvolvimento de negócios, analisar possibilidades de investimento e buscar potenciais parceiros para atrair recursos para os municípios”, ressalta o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues da Silva.
O Circuito E-Minas vai contar com painéis sobre liderança e associativismo, com pauta relacionada ao desenvolvimento, para que a entidade local e o movimento regional sejam integrados às políticas de desenvolvimento do estado por meio de articulações locais e estaduais.
A Federaminas está presente em mais de 300 municípios e representa a classe que gera emprego e renda, por meio da liderança das associações comerciais.
Encontro com lideranças locais
Ainda em Alfenas, o governador Romeu Zema se reuniu com o prefeito da cidade, Fábio Marques Florêncio, e outras autoridades.
Foto: Criastiano Machado/Imprensa MG