Início BRASÍLIA Trio Neukomm leva a música clássica ao palco do CTJ Hall

Trio Neukomm leva a música clássica ao palco do CTJ Hall

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Antecipado para esta quarta-feira (7), em virtude do feriado de Corpus Christi, o próximo recital da série Sextas Musicais levará ao palco do CTJ Hall o Trio Neukomm. O grupo traz a Brasília uma apresentação que foi sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, com interpretação de obras de Sigismund von Neukomm, Wolfgang Amadeus Mozart e Heitor Villa-Lobos, entre outros mestres.

Com entrada gratuita, o espetáculo terá início às 20 horas na casa de espetáculos localizada na Casa Thomas Jefferson da SEP Sul 706/906. O recital também terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa Thomas Jefferson, que conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos na realização de seus eventos culturais. Dessa forma, esse patrimônio de belas apresentações musicais permanecerá disponível online.

Composto pelo oboísta Harold Emert, o violonista Eduardo Camenietzki e a pianista Aleida Schweitzer, o Trio Neukomm presta homenagem ao compositor austríaco Sigismund Neukomm (Salzburgo, 1778- Paris 1858), que passou o período de 1815 a 1821 no Rio de Janeiro como o professor de Dom Pedro I e da família real Portuguesa, quando escreveu mais de 70 obras.

Emert descobriu as obras de Neukomm na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e, com Camenietzki e Schweitzer, apresenta no palco o resultado do trabalho de suas pesquisas.

O Trio Neukomm já se apresentou com grande sucesso na Casa Museu Eva Klabin, no Rio de Janeiro, interpretando obras de Sigismund Neukomm, W. A. Mozart, Mauro Giuliani, entre outros. Esse concerto foi realizado em parceria com o Música no Museu, a maior série de música clássica do Brasil.

Harold Emert, oboísta e compositor 

Oboísta e compositor norte-americano-brasileiro (naturalizado), trabalhou nas orquestras mais importantes do Rio de Janeiro, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica Nacional. Nos Estados Unidos, tocou sob a regência do renomado maestro Leopold Stokowski frente à American Symphony. No Brasil, atuou sob a regência dos maestros Kurt Masur e Lorin Maazel; colaborou com o pianista Nelson Freire, o cellista Rostropovich, violinista Itzhak Perlman e com os três tenores Luciano Pavarotti, Jose Carreras e Placido Domingo.

Emert se apresentou como solista em diversos países. Integrou a Israel Philharmonic, com o maestro Zubin Mehta, e as Orquestras da Rádio de Saarbrucken e Johanesburgo.

Desde 1990, Harold Emert tem participado do projeto Música no Museu, e é o curador dos Festivais Rio Winds, desde 2010. Na versão Música no Museu Internacional, tocou com Aleida Schweitzer e Richard Meek, fagotista norte-americano, no Petit Palais Rothschild (Embaixada do Brasil), em Viena.

Aleida Schweitzer, pianista

Brasileira, é conhecida pelas suas interpretações de Bach. Schweitzer se graduou no Conservatório de Música do Paraná. Estudou no Rio de Janeiro, depois aprofundou os seus conhecimentos na Europa. Estudou com Jaap Callenbach em Amsterdã e com Jan Ekier em Varsóvia. Nesta cidade, conheceu o violinista Jerzy Milewski. Se casaram em 1971, e ela voltou com ele ao Brasil.

Ensinou no Uni-Rio e na UFES, e deu várias masterclasses em universidades nos EUA. Na Polônia, gravou todos os concertos de Bach para instrumento de teclado com orquestra. Fundou os corais da UFPR e da UFSC.

No Brasil, ela faz apresentações, e acompanha o marido no Duo Milewski. Com ele, realiza Concertos Didáticos para crianças. Também orienta pianistas de nível avançado.

Aleida é uma renomada e premiada camerista internacional que cumpre intensa agenda de colaborações em todo o mundo. Pode-se destacar suas colaborações com o flautista Jean-Pierre Rampal, a violoncelista Christine Walevska, o violoncelista Boris Piergamienszczikow, o violinista Daniel Heifetz, a celista Anatoli Krastev, dentre outros. Aleida gravou, na Polônia, com a Orquestra Amadeus, os Concertos em fá menor e ré menor, de Bach.

Eduardo Camenietzki, violinista e compositor

Estudou violão clássico com Luiz Antonio Perez, teve orientação de Turíbio Santos e cursou a Escola de Música da UFRJ, onde estudou com Felícia Wang (percepção e harmonia) e Marlene Migliari, (análise musical), entre outros mestres. Fez cursos de música para cinema com Normand Rogeé, no Canadá, e Peer Raben, na Alemanha.

Iniciou sua carreira profissional atuando em duo com o também compositor e violonista Wagner Campos, com quem lançou seu primeiro disco, Eduardo e Wagner, em 1983. No repertório, estão sua composição, Choro nº 2, e Tango-Choro, de Wagner Campos, além de parcerias de ambos: A SilhuetaSolau do Desamado e Valsa Romântica, todas sobre poemas de Manuel Bandeira; Gosto de Ti com Desgosto, sobre poema de Carlos Drummond de Andrade; Casa SuspeitaAcorda DonzelaModinha Antiga e Cena Curta. Atua na composição de música de câmara, tendo sido premiado pela Editora Cultura Musical, em São Paulo, com a peça Improviso e Pós-Lúdio.

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