A Copasa, por meio da Gerência Regional Montes Claros (GRMC), vem intensificando as ações voltadas ao combate a perdas de água nas redes de distribuição da maior cidade do Norte de Minas Gerais. A iniciativa visa melhorar a qualidade do abastecimento de água tratada, garantindo a pressão adequada nas redes e evitando a ocorrência de intermitências, com o objetivo de assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população.
Foram iniciadas, no fim de junho, as obras de substituição de 850 metros de adutoras e 1,6 mil metros de redes de distribuição na avenida Osmane Barbosa, no bairro Planalto. Orçados em R$ 680 mil, os serviços vão modernizar a estrutura de fornecimento de água e reduzir as ocorrências de vazamentos, a fim de atender cerca de 30 mil moradores da região.
As novas tubulações possuem maior diâmetro, fator que contribui para ampliar a vazão e a pressão nas ligações prediais a serem beneficiadas pela execução do empreendimento. As intervenções estão previstas para serem concluídas até o fim de julho, e outros pontos de melhorias estão em estudo de viabilidade para execução em outras regiões da cidade nos próximos meses.
Durante o período de obras, os trechos da avenida nos quais são executados os serviços estarão devidamente sinalizados, com o apoio da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MC Trans).
“Mantendo o compromisso de garantir a excelência nos serviços prestados, a Copasa executa mais uma obra, com o intuito de proporcionar melhorias no abastecimento para os moradores do Planalto e de bairros adjacentes, contribuindo com a redução da incidência de vazamentos na região e o controle de perdas de água na cidade”, destaca o gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima.
A Copasa em Montes Claros
A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o serviço de esgotamento sanitário em Montes Claros desde a década de 1970. O serviço de abastecimento de água opera com três Estações de Tratamento de Água (ETA), com 139.338 ligações ativas, interligadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição. Diariamente, são distribuídos, em média 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade.
O sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com 140.064 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.271.736 metros de redes de esgotamento.