Início ARTIGOS Que comecem os jogos

Que comecem os jogos

0
*Luciano Lima
“Que comecem os jogos” é uma frase famosa do cinema, dita pelo boneco Jigsaw no primeiro filme da franquia “Jogos Mortais”. Quem aqui nunca sentiu a espinha gelar ao ouvir essa frase proferida em um vídeo com a imagem do horripilante boneco?
É mais ou menos o significado do recente levantamento da Paraná Pesquisa para a disputa eleitoral em Brasília-Distrito Federal. O motivo de tentarem antecipar um processo que ainda está tão longe é um jogo perigoso que pode significar “morte súbita” para todos que não entendem que existem leituras políticas importantes a serem feitas. Nem tudo que é ouro é luz.
A lógica do filme “Jogos Mortais” é a de que os indivíduos devem valorizar a oportunidade de estarem vivos e não fazerem mal contra seus semelhantes. No caso da política local,  mostra que seria a oportunidade de não cometer erros, não contar vantagem e não se achar eleito. Coelho que larga na frente perde fôlego e pode virar comida de lobo.
A pesquisa da Paraná Pesquisa, realizada de 29 de junho a 2 de julho, traz um monte de pegadinhas e cenários que causam um nó na cabeça de quem não sabe avaliar e entender as entrelinhas. Por isso, é preciso compreendê-la completamente e se debruçar nos diversos recados passados.
Tem uma célebre frase do histórico político Magalhães Pinto que diz o seguinte: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.”  Muita calma nessa hora! Os cenários postos não definem nada.
Não se esqueça: existe uma outra franquia que fez sucesso nos cinemas e que até hoje é muito cultuada: “A Volta dos Mortos Vivos”. Existem figuras políticas que estão nos cenários apresentados, e até uma que foi esquecida, no levantamento da Paraná Pesquisas que podem assustar muita gente.
Encerro dizendo que quem acha que pode ganhar no grito, só tem uma competência: gritar, e ainda nem sabe que não tem voz. Que comecem os jogos!
*Luciano Lima é historiador, jornalista e radialista 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile