Já arrebentou o pneu do carro em um buraco, hoje? A condição da pavimentação das vias públicas de Brasília está um lixo, mas a cobrança de impostos está uma maravilha. E, não. Apesar de muita gente vincular o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) à manutenção das vias e rodovias, uma coisa não tem nada a ver com a outra. O IPVA é recolhico e vai para o caixa único do governo de Brasília e o dinheiro pode ser usado em qualquer coisa.
Então, atenção proprietários de veículos: o pagamento do tributo é neste mês de fevereiro e as datas de vencimento das parcelas do IPVA, são de acordo com o final da placa do veículo.
De acordo com a portaria nº 337, de 14 de novembro de 2023, o IPVA poderá ser pago em até seis parcelas sucessivas e de iguais valores, não podendo cada valor ser inferior a R$ 50. No caso de o IPVA ser inferior a R$ 100, o pagamento deverá ser feito em cota única.
O desconto para pagamento à vista é de 10% para quem não tiver débitos de anos anteriores relacionados ao veículo. Além disso, não haverá aumento do imposto nem mudança na forma de cobrança. No entanto, o valor dos veículos pode ser alterado de um ano para o outro, podendo diminuir ou aumentar conforme a valorização do veículo.

Arte: Seec-DF
*Com informações da Seec-DF