Ao longo de todo o mês de janeiro, unidades da rede estadual de ensino de São Paulo vão oferecer almoço durante o período de recesso. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) tem início nesta quinta-feira (2) em municípios em que os contratos de cozinheiras e compras de insumos são realizados diretamente pela pasta.
Em janeiro, o almoço será servido de segunda-feira a sexta-feira, no período de 11h a 13h30, até o dia 31.
Assim como nos dias letivos, o cardápio é preparado pela equipe de nutricionistas da Seduc-SP. As sugestões visam manter uma oferta de refeições balanceadas com cardápio variado e rico em nutrientes.
Para garantir a organização das equipes e evitar o desperdício de alimentos, foi aberta no mês de dezembro uma consulta pública na Secretaria Escolar Digital (Sed) e nas próprias unidades com pais e responsáveis de estudantes interessados em receber o almoço. As escolas têm autonomia para definir o cardápio ao longo das semanas.
Na rede estadual de São Paulo, a alimentação escolar é fornecida em mais de três mil escolas em 152 municípios do estado. Nas outras unidades, o serviço é realizado de forma descentralizada, pelas prefeituras, por isso não serão atendidas pela iniciativa.