Uma cidade em formato de pássaro, com avenidas largas, projetada para ser a capital de um país. Os prédios públicos estão dispostos ao longo de uma das avenidas principais. Brasília? Não. Essa era Akhetaton, capital do antigo Egito. Mas as semelhanças entre as duas cidades são tantas que, inclusive, já foram discutidas pelos egiptólogos Iara Kern e Ernani Figueira Pimentel no livro Brasília secreta; Enigma do Antigo Egito.
Agora, neste 63º aniversário da capital brasileira, o artista Rodrigo Alvarez conectou Brasília e Akhetaton de uma forma jamais vista, com um programa de inteligência artificial criador de imagens.
Rodrigo selecionou diversos pontos turísticos semelhantes entre as capitais para virarem obras incríveis com apoio da tecnologia do MidJourney. Dessa forma, esfinges, pirâmides – e a areia do deserto – invadem Brasília na visão do artista. Para divulgar esse trabalho, ele criou o perfil @BrasiliaEgito no Instagram, onde faz uma exposição virtual com monumentos e personalidades das duas cidades.
“A lenda da reencarnação do Faraó Akhenaton sempre me fascinou, e em uma das minhas visitas à sala egípcia no Templo da Boa Vontade, tive a ideia de recriar essa história através da Inteligência Artificial MidJorney. Foram meses de trabalho e centenas de imagens geradas, as selecionadas são retocadas no photoshop”, explica Rodrigo Alvarez.
Um dos locais escolhidos pelo artista foi o Templo da Boa Vontade, na 915 Sul. Inaugurado em 1989, o templo ecumênico usa o número sete, que simboliza o conceito de perfeição, em várias dimensões da pirâmide. A construção tem sete faces e 21 metros de altura.
Outra construção de Brasília selecionada por Rodrigo já não existe mais. O antigo prédio sede da CEB, na L2 Norte, foi vendido e demolido em 2012. Segundo egiptólogos, ele tinha o mesmo formato e as mesmas proporções da pirâmide de Saqqara, a primeira construída no Egito, há quase cinco mil anos. A construção brasiliense servia para gerir a energia da cidade e, milênios atrás, os antigos egípcios acreditavam que a pirâmide de Saqqara tinha o poder de captar e armazenar a energia do universo, que depois era convertida em energia vital para o povo.
A Catedral, também, está incluída no rol das afinidades entre Brasília e Akhetaton. Pesquisadores das antigas civilizações defendem que a igreja projetada por Oscar Niemeyer também tem referências ao Egito dos faraós. Eles afirmam que o formato é de duas pirâmides que se conectam em sentidos opostos.
Outro ponto defendido por estudiosos é que a Catedral é guardada por quatro estátuas imponentes, da mesma forma que os templos egípcios eram protegidos. A última associação feita com relação à Catedral é que ela foi projetada para ser inundada pela luz de todos os lados, como eram os templos de antigamente – ao contrário das catedrais góticas, que são sombrias.
→ Confira a exposição no Instagram @BrasiliaEgito
Sobre Rodrigo Alvarez
Nascido em Vitória, Rodrigo trabalha e mora em Brasília desde criança. Seu amor pela cidade vem de pequeno, resultando em fotografias e ilustrações de cada pedaço desse quadrado.
“Amo Brasília desde que me entendo por gente. Eu, assim como diversos brasilienses, respiramos design e modernidade através dos traços dessa cidade criada pelas mãos de gênios como Juscelino Kubitsheck, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Athos Bulcão entre outros.”
Formado em design gráfico, Rodrigo trabalhou em agências de propaganda por mais de 10 anos e acabou unindo sua paixão pela capital federal com a tecnologia. “Nos dias de folga, procuro aproveitar ao máximo a cidade, fotografando e ilustrando cada pedaço desse quadrado, buscando sempre novos ângulos e detalhes”, explica.
Rodrigo participou da criação dos projetos: Brasília Tour Virtual e Live Tour Brasília, realizados pela Secretaria de Turismo do DF nas comemorações dos 60 anos de Brasília.
O que é o Midjourney?
Em resumo, Midjourney é uma ferramenta que traduz em imagens perguntas em texto através de seus algoritmos. A empresa lançou recentemente a 3ª geração de seus algoritmos de criação de imagens, que melhorou ainda mais a qualidade das suas renderizações.
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