O Presidente da República, Jair Bolsonaro, participou da cerimônia de Declaração de Guardas-Marinha, na manhã desse sábado (10), na Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro. A formatura dos alunos da Escola Naval contou com a presença do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e autoridades militares.
Durante a cerimônia, 182 Aspirantes da turma “Patriarca da Independência”, entre eles sete estrangeiros de Marinhas amigas, oriundos da Bolívia, Cabo Verde, Camarões, Panamá e Senegal, receberam suas espadas, símbolo do Oficial da Marinha. Além disso, a solenidade contou com a formatura das primeiras seis mulheres, integrantes dos Corpos da Armada e de Fuzileiros Navais, graduadas na Escola Naval.
Os primeiros colocados das turmas da Armada, Fuzileiros Navais e Intendente da Marinha receberam as espadas das mãos do Presidente Jair Bolsonaro, do ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e do comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos. Logo em seguida, os Guardas-Marinha prestaram compromisso de declaração perante a Bandeira Nacional.
“Guardas-Marinha, camaradas da turma Patriarca da Independência, temos a plena confiança que a Marinha os preparou com esmero, dando-lhes os instrumentos essenciais ao melhor desempenho das futuras funções a bordo dos nossos navios e das nossas organizações militares em terra. Vocês estão aptos, intelectual, física e moralmente, para os primeiros passos nessa vida de honra que é ser Oficial da Marinha do Brasil”, disse o ministro da Defesa em discurso durante a cerimônia.
O curso de formação teve a duração de quatro anos com disciplinas acadêmicas e militares. Em 2023, será iniciado o ciclo pós-escolar da formação, com um ano de duração, intensificando as práticas profissionais. O ápice do ciclo ocorre a bordo do Navio-Escola Brasil durante Viagem de Instrução com roteiro de aproximadamente cinco meses.
A Escola Naval é a instituição de nível superior mais antiga do Brasil e tem como propósito formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras nos Corpos da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha.