Em pronunciamento em Plenário nessa quinta-feira (13), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) apresentou sugestão do que chamou de solução temporária para aumentar a segurança nas escolas: a presença do Exército nas ruas e nas portas das escolas e universidades. Para o senador, isso evitaria novos ataques violentos, como os que ocorreram neste mês nas cidades de Blumenau (SC) e Santa Terezinha de Goiás (GO).
— Na minha cidade tem Seção de Tiro de Guerra. Por que não pega a guarda e libera para ficarem nas portas das escolas até que a gente resolva isso? — questionou.
Para Cleitinho, a atuação do Legislativo pode demorar alguns meses e por isso a Presidência da República deveria atender sua sugestão.
— Eu estou encaminhando esse requerimento agora à Presidência da República. Tem várias situações aqui que o Senado pode votar, mas isso é de longo prazo. Agora, para a gente conseguir resolver esse problema do momento, o Exército estar na porta das escolas é de suma importância.
Anderson Torres
Cleitinho também sugeriu que a Comissão de Direitos Humanos (CDH), ou mesmo um grupo de senadores, visite na prisão o ex-ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro e ex-secretário de Segurança Pública de Brasília-Distrito Federal Anderson Torres. Ele foi preso em decorrência das manifestações de 8 de janeiro.
Fonte: Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado