O indicador de vendas para o trimestre agosto a outubro deve recuar 0,49% e no conceito varejo ampliado onde se inclui veículos e material de construção, o volume de vendas deve permanecer inalterado devido a expansão prevista de 1,78% para o primeiro segmento. No caso do segmento Material de Construção se espera também retração das vendas (-0,53%). Além do segmento Material de Construção se projeta queda das vendas para Artigos de uso pessoal (-1,76%) e Livros, Jornais e Revistas (-10,53%).
Para os demais segmentos, ou seja, Produtos Farmacêuticos, Produtos Alimentares, Supermercados, Combustíveis e Material de Escritório, projeta-se estabilidade das vendas, com crescimento nulo no período agosto a outubro de 2024.
Como afirma o presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, “o cenário geral das vendas de varejo no Brasil em 2024 até o momento tem sido misto, com momentos de alta e baixa. Três são as razões que explicam esse quadro: inflação ainda elevada, pressionando o poder de compra dos consumidores; altas nas taxas de juros, dificultando o acesso ao crédito; e incertezas econômicas e políticas, afetando a confiança dos consumidores”.
De acordo com a projeção elaborada pelo IBEVAR E FIA Business School, a taxa de inadimplência (recursos livres) deve ficar de 5,20% a 5,77%, com média estimada 5,48% para agosto de 2024, o que implica em uma queda de 0,04 p.p. em relação ao valor real de junho de 2024 (último valor divulgado) e de 0,02 p.p. em relação ao valor estimado para julho de 2024. Considerando-se a queda de atrasos (recursos livres) observado, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (5,48%) e o limite inferior (5,20%) do intervalo estimado, para o mês de agosto de 2024.
FIA Business School – Criada em 1980, a FIA Business School é referência entre as escolas globais de negócios do Brasil e da América Latina. Atua em educação executiva, pesquisa e consultoria com soluções customizadas para organizações do setor privado e público – uma referência no Brasil e no mundo. Porque ensina você a transformar conhecimento em resultados que mudam o jogo – no mundo dos negócios e na sociedade. Sua fundação se deu por professores da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade (FEA-USP) com a missão de desenvolver e disseminar o conhecimento e as melhores práticas em Administração.
Os MBAs da FIA são credenciados pela AMBA (Association of MBAs), sediada em Londres e, desde 2004, frequenta as publicações internacionais de melhores MBAs, e EuropeanCEO. A graduação em Administração de Empresas foi avaliada pelo ENADE como a melhor em Administração em Negócios na cidade de São Paulo, e alcançou por três vezes consecutivas 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante.
IBEVAR – O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo é referência em pesquisas e conteúdos sobre Varejo e Consumo e principal plataforma de relacionamento de executivos do setor. Realiza mais de 40 pesquisas periódicas anuais que contribuem com o mapeamento do setor, como projeções relacionadas a vendas e intenção de compra, inflação e inadimplência, além de realizar pesquisas de tendências das principais datas sazonais e comemorativas do Varejo e de proporcionar a capacitação contínua de profissionais do setor por meio de parcerias educacionais.
Fundado em 2009, a organização, que reúne mais de 19 mil associados e tem como missão ser uma Instituição que congregue executivos e executivas de varejo, indústria e serviços, promovendo relacionamento profissional e social aos executivos que atuam direta ou indiretamente no mercado de varejo e consumo no Brasil.
Nesse sentido, além de celebrar junto ao mercado o reconhecimento às empresas posicionadas no Ranking anual IBEVAR – FIA em variadas categorias do varejo, desenvolveu também o Prêmio de Inovação para estimular a criação de projetos inovadores e apresentar ao mercado soluções para os desafios do Varejo. Ainda, cria debates relevantes e networking de alto nível nos Encontros Temáticos e Encontros com Varejistas, eventos que acontecem periodicamente ao longo do ano.