As obras no trecho 1 da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) provocarão alterações no trânsito a partir do meio-dia desta quarta-feira (9). Os motoristas que seguem em direção à Estrada Setor Policial Militar (ESPM) deverão usar o desvio provisório que passa por baixo do novo viaduto na região.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
“A gente precisa liberar provisoriamente esse trecho para quem está descendo, porque [em cima] a gente vai fazer a ligação do viaduto com o restante da Epig”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, acrescentando que, quando o viaduto estiver pronto, a parte de baixo — que será liberada agora — ficará exclusiva para ônibus.
Os trabalhos na Epig foram divididos em seis trechos. Um deles, o trecho 3, já está pronto. É o do viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho, que liga a Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, ao Parque da Cidade.
Entre os que estão em obras, o trecho 1, que vai do viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), na altura do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), até a Octogonal, é o mais adiantado. Nele, resta apenas a execução da ligação do novo viaduto com o restante da Epig, que será feita agora, após a liberação do desvio.

Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
O segundo mais adiantado é o trecho 2. Localizado na altura da via que separa a Octogonal do Sudoeste, ele terá dois viadutos, eliminando a necessidade de semáforos no cruzamento da Octogonal com a Epig e, consequentemente, as recorrentes interrupções provocadas pelas sinalizações verticais.
Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
“Estamos concretando os blocos do viaduto 7 [no lado do Parque da Cidade]. A gente já está com as vigas deles, que são protendidas, praticamente prontas, e os pilares do viaduto 6, que é o viaduto do lado do Sudoeste já estão prontos”, detalhou Bruno Almeida, engenheiro da Secretaria de Obras e Infraestrutura.
Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
“Nesse período que ainda tem um pouquinho de chuva, a gente focou na construção dos viadutos. Depois disso a gente vem com a pavimentação para que a gente possa adiantar todo esse fluxo de veículos na Epig”, acrescentou Valter Casimiro.
Nos trechos 4 — que passa pelas quadras 101 a 103 do Sudoeste —, 5 — em frente ao Setor de Indústrias Gráficas (SIG) — e 6 — entre o SIG e o Parque da Cidade, na altura do Pavilhão de Exposições — estão sendo executados serviços relacionados à pavimentação da via.
Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília
Para tirar o projeto do papel, o Governo de Brasília (GDF) está gastando mais de R$ 160 milhões na execução das obras.