Nem as promoções da Black Friday conseguiram fazer o comércio varejista recuperar o movimento em 2023. As vendas no comércio varejista no país aumentaram pífios 0,1% em novembro. Pelo segundo mês consecutivo, o indicador ficou estagnado ante o mês anterior, pois em outubro a variação havia caídosido negativa, queda de -0,3%.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O setor apresentou volatilidade muito baixa, com resultados muito próximos de zero. À exceção de janeiro, no restante do ano ou houve estabilidade ou taxas muito baixas”, analisou, em nota, o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Para o gerente da pesquisa, um dos fatores que explicam o resultado, pífio mas positivo, é a Black Friday, que acontece no fim de novembro, e, em 2023, ajudou a garantir a estabilidade das vendas. Ele explica que quatro atividades são influenciadas pela Black Friday: tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e domésticos.
“A influência de hiper e supermercados é muito grande, com peso de 50% no indicador. Não tivemos crescimento nessa atividade nos últimos dois meses. Algumas pessoas podem estar direcionando seu dinheiro para o pagamento de dívidas e evitando o consumo”, completou o gerente da pesquisa.