Foi inaugurado nessa sexta-feira (14), no Instituto Federal de Brasília (IFB), campus da Asa Norte, a Ludoteca, espaço que tem o objetivo de acolher crianças de zero a oito anos de idade, filhos de estudantes e servidores do Instituto. O local é dedicado ao incentivo a aprendizagem por meio de atividades criativas, jogos e brinquedos, além do acolhimento das crianças. O serviço funciona de segunda-feira a sexta-feira, em dois turnos (manhã e tarde).
O projeto tem o apoio da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que destinou a verba de Emenda Parlamentar enquanto estava na Câmara Federal. Para a construção das ludotecas da Asa Norte e de São Sebastião foram destinadas emendas no valor total de R$ 250 mil. “Nós sabemos que a educação transforma, a educação profissionalizante transforma vidas e realmente transporta crianças e jovens a uma nova realidade. Esta é uma política para os estudantes, é uma política para as mulheres, mas em especial eu fico muito feliz porque é uma política de transformação para as nossas crianças. É através das nossas crianças que conseguimos plantar a semente do bem”, destacou a parlamentar, durante a inauguração.
A construção e manutenção de dois espaços de Ludoteca no IFB – Projeto LUDOIF – nos campi São Sebastião e Brasília como espaço de ensino, pesquisa, extensão e formação de profissionais nas áreas de Pedagogia, Monitoria Infantil e Licenciatura beneficiam, principalmente, estudantes mães, contribuindo com sua permanência nos cursos do IFB.
Possibilitam ainda, atendimento às crianças nos momentos de brincadeira, expressão artística, literatura, letramento, vivências na educação em ciências, jogos matemáticos, exploração do corpo e movimento e socialização por meio do lúdico.
Para Patrícia Albuquerque, docente e diretora-geral do IFB, é gratificante a oportunidade de oferecer o espaço aos alunos, servidores e às crianças, pois “temos a oportunidade, a opção de atender ainda melhor os nossos estudantes, principalmente estudantes que são pais e mães. Estamos muito gratos por essa oportunidade e de ver um recurso público trazendo novas perspectivas”, destacou.
Iza Maria, é estagiária do Instituto há oito meses e tem uma filha de quatro anos. Para ela o espaço é referência na hora de deixar a sua pequena Niara. “Ela adorou a Ludoteca, ela brinca, ela se diverte, os monitores são bem atenciosos, eles trabalham muito a questão da autonomia da criança, da criança cumprir tarefas. Acho isso muito importante também, assim como a questão lúdica. Os trabalhos que eles fazem, os desenhos, o incentivo à coordenação motora e também o estímulo ao contato com outras crianças é impressionante”, destacou Iza.
O Instituto Federal de Brasília é uma instituição pública que oferece Educação Profissional gratuita, na forma de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores (FIC), educação profissional técnica de nível médio e educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação, articulados a projetos de pesquisa e extensão. A estrutura multicampi do IFB faculta à instituição se fixar em vários eixos tecnológicos, diversificando seu atendimento, de conformidade com a vocação econômica das regiões administrativas do Distrito Federal.
Informações sobre o funcionamento da Ludoteca podem ser obtidas AQUI