Início ARTIGOS Duas mulheres despontam para o Senado no Amapá

Duas mulheres despontam para o Senado no Amapá

0

Ray Cunha

Silvia Waiãpi e Rayssa Furlan despontam como favoritas na corrida para o Senado, em 2026, no estado do Amapá. Silvia Waiãpi, do PL, conta com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, líder da Direita. Deputada federal eleita em 2022, Silvia Waiãpi, indígena, é natural de Pedra Branca do Amapari. Foi a única deputada federal pelo Amapá a assinar o projeto de lei de anistia.

Como deputada federal, Silvia Waiãpi está sempre na linha de frente, no Congresso Nacional, lutando pelas pautas da Amazônia, especialmente pelo linhão de Tucuruí e a exploração da Margem Equatorial, que redimirão o Amapá de sua pobreza endêmica.

Quanto à Rayssa Furlan (Podemos), esposa do atual prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), é pule de 10 para o Senado. Médica, Rayssa tem se dedicado também às áreas educacional e da família, no âmbito de suas ações como primeira-dama.

Segundo se comenta nos meios políticos de Macapá, o senador Randolfe Rodrigues (PT/AP), líder do governo no Senado, é carta fora do baralho. Conterrâneo do presidente Lula da Silva, natural de Garanhuns/PE, Randolfe sofre os respingos da corrupção que perpassa os três governos Lula, a quem tem que defender no Senado.

Também é repudiado pelo seu apoio à ditadura sangrenta de Nicolás Maduro, na Venezuela, apoio à tentativa de o Supremo Tribunal Federal (STJ) calar a imprensa e censurar as redes sociais, apoio às prisões políticas que abarrotam a Papuda, e ao fato de ser contra a anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023.

Outra acusação que pesa sobre Randolfe é quanto aos pedidos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, acusado de ignorar a Constituição e conduzir processos ao arrepio da lei, segundo a argumentação dos pedidos de impeachment sobre os quais o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), por sinal, também do Amapá, sentou seu corpanzil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile