Início ARTIGOS Desafios e lições da sucessão em empresas familiares

Desafios e lições da sucessão em empresas familiares

0

Janine Brito*

As empresas familiares desempenham um papel significativo na economia ao longo dos anos, pois sustentam tradições e moldam indústrias inteiras. No entanto, essa trajetória não é isenta de desafios, principalmente quando é necessário realizar um processo sucessório. Além de ser bastante complexo, ele exige muito planejamento e cuidado.

Um dos principais desafios nesse contexto é o equilíbrio delicado entre relações afetivas e profissionais. Em empresas familiares, é quase inevitável que as linhas entre o pessoal e o profissional se cruzem, mas a busca excessiva por equidade nessas esferas pode se transformar em um obstáculo. É comum que os envolvidos busquem equidade em funções e remunerações quando, muitas vezes, elas não cabem e podem prejudicar o sucesso da empresa. Essa clareza é essencial para garantir que ela continue a prosperar sem a interferência de tensões pessoais.

Para contornar os desafios do planejamento sucessório a partir da adoção de estratégias é muito importante buscar orientação especializada. Reunir especialistas no assunto é a melhor forma de traçar metas e organizar um cronograma de tarefas, tomando decisões a médio e longo prazos. Assim, a próxima geração pode se preparar gradualmente para assumir papéis de liderança, sem prejudicar a continuidade das operações durante a transição.

Como família e equipe, precisamos respeitar os interesses individuais sem prejudicar o crescimento da empresa. É uma maneira de honrar nossa história, preservando a cultura e os valores da empresa, enquanto adaptamos nossos métodos para atender à constante evolução do mercado. Para isso, é necessário desenvolver competências específicas na próxima geração, passando por uma conscientização de todos os familiares, com treinamento das capacidades de todos os envolvidos.

Inevitavelmente, conflitos podem surgir durante a sucessão. É fundamental que haja responsabilidade, respeito e valorização do trabalho de cada um, a fim de que o ambiente de trabalho seja salutar e de foco nos resultados. Maturidade, amor e foco são indispensáveis para a obtenção dos melhores resultados.

CEO da Pinheiro Ferragens*

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile