Aumentou significativamente o sentimento de pessimismo dos brasileiros sobre o desempenho da economia em 2024, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (6). De acordo com o levantamento, realizado de 25 a 27 de fevereiro, em um mês, cresceu de 25% para 31% o grupo de eleitores que esperam uma piora da economia nos próximos 12 meses.
Os otimistas respondem por 46% dos entrevistados − queda de nove pontos percentuais em comparação com a pesquisa de janeiro. O resultado é o pior da série histórica registrada pela Quaest no Lula III.
A pesquisa Genial/Quaest também mostrou que 38% dos entrevistados acreditam que a economia piorou nos últimos 12 meses − um crescimento de sete pontos percentuais do grupo em relação ao resultado de janeiro.
No mesmo período, os eleitores que enxergam uma melhora minguaram de 34% para 26%. A margem de erro máxima do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
O crescimento da percepção negativa se observa até mesmo entre aqueles que dizem ter votado em Lula nas eleições presidenciais de 2022. Segundo o levantamento, 46% veem uma melhora, contra 15% de avaliações negativas. Um mês atrás, os dois grupos respondiam por 55% e 11% dos entrevistados, respectivamente.