Mais duas rodovias da Zona da Mata estão em obras de recuperação funcional do pavimento asfáltico. Desta vez, as melhorias são executadas na MGC-120, trecho entre Ponte Nova e Dom Silvério, e na AMG-1760, no segmento entre o entroncamento da MGC-120 e o município de Sem Peixe. Serão revitalizados 50 quilômetros a um custo de R$ 18 milhões, conforme previsto no pacote de obras do Provias, o maior conjunto de ações na área rodoviária da última década do Governo de Minas.
As equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) já executaram mais de 40% das intervenções previstas e, no momento, se concentram nas primeiras etapas da obra, que incluem remendo profundo, reciclagem do pavimento e reperfilamento em pontos de maior desgaste, que tem o objetivo de nivelar o pavimento.
Após essa fase, o trecho ganha uma nova cobertura de asfalto e a sinalização é toda refeita. As obras serão concluídas até abril de 2024.
Os trabalhos começaram em maio deste ano. O prazo contratual para realização de todas as intervenções na pista é de 12 meses, prevendo, inclusive, as interrupções necessárias em função do período de chuvas que impede a execução de alguns serviços.
As obras nas duas rodovias vão favorecer a economia dos municípios que é voltada para a produção agropecuária, além de ser alternativa de acesso à BR-263, na altura do município de João Monlevade.
Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, os investimentos na malha rodoviária mineira visam reduzir as diferenças regionais, incrementar o desenvolvimento econômico, promover a segurança e a qualidade de vida da população. “Investir em infraestrutura aquece a economia e ajuda o setor produtivo. O Estado de investir recuperou a capacidade e se tornará, com certeza, uma zona de convergência de negócios, na medida que ao fortalecer a estrutura de logística, atraímos mais investimentos e tornamos nossos produtos mais competitivos”, afirmou.
Provias
As obras do Provias vêm se multiplicando em todas as regiões mineiras e o pacote de investimentos não para de crescer. Em abril de 2022, quando o programa foi lançado, eram 99 obras e um investimento cerca de R$ 2 bilhões. Hoje, são 123 obras e mais de R$ 2,5 bilhões destinados à recuperação e pavimentação de rodovias, além da construção de pontes.
O Provias tem potencial de adicionar ao Produto Interno Bruto (PIB) mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.
Grande parte dos recursos do Provias – cerca de R$ 2 bilhões – são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.