Com 94% da obra concluída, a ponte internacional da Integração Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu (PR) a Presidente Franco, cidade paraguaia vizinha a Ciudad del Este, representa o avanço da ampliação da logística entre os países vizinhos. O empreendimento, previsto para ter os acessos liberados ainda neste ano, tem como objetivo aumentar o acesso, reduzir o tempo de viagens e garantir um trânsito mais seguro na região da fronteira, além de desafogar o tráfego da Ponte da Amizade.
O investimento na obra é de R$ 462 milhões oriundos de parceria com a usina hidrelétrica Itaipu Binacional. A iniciativa é do Governo Federal, com gestão do governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e recursos da margem brasileira da Itaipu.
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve no local na quarta-feira (31) para uma vistoria técnica. Ele estava acompanhado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. A comitiva foi ver de perto a instalação da aduela de fechamento, finalizada neste mês pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para unir as duas pontas da obra sobre o Rio Paraná. A nova ponte internacional terá 760 metros de extensão e vão-livre de 470 metros, o maior da América do Sul. Serão duas pistas com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.
Além da obra da ponte internacional, há outros convênios celebrados com a empresa para intervenções no estado. Entre eles, o lote 1 da revitalização do trecho da Estrada Boiadeira (BR-487/PR), que liga os municípios de Icaraíma (Porto Camargo) e Umuarama (Serra dos Dourados), que teve R$ 223,8 milhões aplicados e o Contorno Oeste de Cascavel (BR-163/PR), com R$ 101,5 milhões. No total, os convênios firmados com a empresa para intervenções rodoviárias no estado somam R$ 1,5 bilhão.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura
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