O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, nesta segunda-feira (11), em Milão, na Itália, do seminário “Oportunidades de Negócios e Investimentos em Minas Gerais”, realizado pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. O encontro, que mobilizou empresários e autoridades brasileiras e do país europeu, é um canal estratégico de apresentação do estado a investidores, mostrando suas potencialidades e perspectivas de negócios e investimentos. Representa, ainda, uma forma de fortalecer a relação bilateral entre MG e Itália, um dos maiores parceiros comerciais de Minas.
Em discurso na abertura do seminário, Romeu Zema ressaltou os pontos fortes de sua gestão, como a redução da burocracia.
“Eu já fui empresário por mais de 30 anos e sei das complicações que o Estado pode acarretar para quem quer investir e gerar empregos. Por isso, eu faço questão de acompanhar todos os projetos de investimentos que são realizados em Minas e deixo sempre o meu contato com o investidor. Se alguma coisa ficar parada na burocracia do Estado – pode ser na área fiscal, tributária, ambiental, ou sanitária -, eu faço questão de saber o que está acontecendo e encontrar soluções dentro da legalidade. Minas não é mais um obstáculo para quem investir”, destacou.
O governador também ressaltou os resultados da gestão econômica do Governo de Minas, que hoje é um Estado amigo de quem quer empreender, investir e criar oportunidades de trabalho para os mineiros.
“Com isso, nós já atraímos mais de R$ 350 bilhões em investimentos privados e já geramos mais de 750 mil empregos com carteira assinada desde o início da minha gestão. E nossa meta é alcançar a marca de mais de um milhão de empregos formais, e mais de R$ 500 bilhões em investimentos privados. Tenho certeza de que essa missão na Europa está contribuindo para a melhoria desses números. Somos um estado com logística privilegiada e temos a tradição de atrair grandes empresas italianas. Como exemplo, temos agora uma grande empresa que vai executar o nosso Rodoanel Metropolitano”, acrescentou.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, ressaltou ainda que Minas é hoje o melhor lugar do Brasil para se investir.
“Convido os italianos que ainda não conhecem Minas Gerais a vir conhecer, e tenho certeza de que serão muito bem recebidos. É um estado voltado para valorização de investimentos. Além disso, temos um poder público reduzido e que respeita e considera o investidor como o real gerador de riqueza. Temos várias riquezas e qualidade, temos mão de obra qualificada e uma livre iniciativa, cada vez mais forte. Atualmente, Minas Gerais é mais ágil, pois o ativo mais caro, hoje, é o tempo, e Minas respeita o tempo de quem quer investir”, disse.
Seminário
Este é o primeiro encontro do grupo de empresários e autoridades com a comitiva mineira nesta missão. Novos encontros estão programados para outras cidades italianas, Turim e Roma. O público-alvo são empresas do setor agroalimentar, automotivo, logística, tecnologia, energia alternativa, infraestrutura e moda.
Durante o evento, um grupo com cerca de 40 empresários brasileiros participa de rodadas de negócios com empresas italianas, com objetivo de viabilizar negócios, parcerias, trocas de experiências no mercado internacional e atração de investimentos. O seminário funciona, aindam, como um caminho ára construção de networking internacional e conexões no ecossistema italiano.
Missão em Minas
Ainda em Milão, o governador Romeu Zema se reuniu com o subsecretário de Relações Internacionais da Região da Lombardia, Rafaelle Cattaneo, que anunciou que uma comitiva do estado fará, em breve, uma missão em Minas Gerais. “Fico feliz em saber desta viagem ao meu estado e ficarei muito feliz em recebê-los”, afirmou o governador.
Missão internacional
Liderada pelo governador Romeu Zema, a missão econômico-comercial na Europa tem como principal objetivo a atração de investimentos, como forma de gerar mais empregos para os mineiros e, ainda, promover o comércio bilateral e estimular parcerias de negócios.
A comitiva estadual conta, também, com a participação do secretário de Estado Marcelo Aro (Casa Civil), do CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, do diretor de Atração de Investimentos da agência, Ronaldo Alexandre Barquette, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg); membros da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, com o apoio da Embaixada do Brasil em Roma; Consulados do Brasil em Milão e da Itália em Belo Horizonte; e instituições de fomento italianas.