A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional, realizada na manhã desse domingo (4), na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi especial. A presença de muitas pessoas na solenidade reforçou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, também festejado este ano. Na quarta-feira (7), a Esplanada dos Ministérios será palco do maior evento nacional, que é o desfile cívico-militar de Sete de Setembro.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, o Ministro da Defesa e diversas autoridades participaram do evento. Estudantes de escolas públicas, militares, famílias de turistas e brasilienses aproveitaram o dia de sol para prestigiar a festividade. A Marinha do Brasil promoveu a substituição, que é realizada uma vez por mês, em rodízio entre as Força Armadas e o Governo de Brasília-Distrito Federal (GDF).
Dentre os destaques das apresentações, a Banda Marcial de Fuzileiros Navais tocou Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, uma das canções mais tradicionais do País, que exalta a Pátria e os símbolos da cultura nacional. Ao executarem a obra, os integrantes da banda se posicionaram de maneira a formar a palavra “Brasil”. O público mais distante pode observar tudo por um telão.
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa