Uma expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que até 2034 os idosos serão 20% da população de Santa Catarina. Pensando nesse cenário e no aumento da longevidade, em uma iniciativa inédita, o Fundo Estadual do Idoso (FEI) será utilizado para capacitar profissionais sobre Políticas Públicas para os idosos.
A capacitação é voltada para conselheiros, gestores, técnicos e lideranças em Políticas para Pessoa Idosa. Serão três dias de curso, de 12 a 14 de novembro, em local a ser definido na Grande Florianópolis. Os participantes terão sua hospedagem e alimentação custeada com recursos do FEI e só precisão arcar com o deslocamento.
Entre os temas abordados estão a população idosa no contexto brasileiro, processo de envelhecimento, histórico dos marcos legais sobre direitos das pessoas idosas e documentos de leitura obrigatória, importância e papel conselhos municipais do idoso, violência contra a pessoa idosa, mudança de paradigmas e transversalidade das políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, dentre outros assuntos.
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, comenta que o curso, que terá 200 vagas, é de extrema importância para que os municípios possam trabalhar esse tema e elaborar políticas públicas para essa população que cresce com o passar dos anos.
“Em Santa Catarina queremos garantir cada vez mais o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos idosos e para isso as políticas públicas devem ser planejadas e implantadas nas mais diversas áreas desde saúde, educação até o lazer. Além de proteger os direitos dos idosos, também temos que promover a sua participação ativa na sociedade”, salienta.
As inscrições deverão ser realizadas até 18 de outubro pelo link: https://forms.gle/WpE1KYARoWiiTjRw5.