Início BRASIL SAMU 192 em Tocantins recebe ambulâncias para renovação da frota

SAMU 192 em Tocantins recebe ambulâncias para renovação da frota

0

O Ministério da Saúde entregou 17 ambulâncias para o estado de Tocantins para renovação da frota, na segunda-feira (27). Cinco veículos serão para a capital Palmas e 12 para seis municípios do estado – Araguaína, Gurupi, Lajeado, Miranorte, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional de Tocantins. O investimento nessa ação é de R$ 4,6 milhões.

A secretária de Atenção Especializada à Saúde (SAES), Maíra Botelho, destacou que o Ministério da Saúde tem investido todos os esforços para fortalecer e qualificar a Rede de Urgência e Emergência (RUE).

“É com imensa satisfação e representando o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que estamos entregando hoje, 17 ambulâncias do SAMU. Unidades que foram adquiridas com recursos de programação do Ministério da Saúde. O nosso objetivo é oferecer cada vez mais qualidade assistencial e no menor tempo de resposta”, enfatizou a secretária durante o evento de entrega dos veículos.

Em 2022, serão entregues 607 ambulâncias pelo Governo Federal para a renovação da frota em vários estados, com investimento de mais de R$ 172 milhões. As próximas doações serão em Rondônia, que vai receber 19 veículos, e Brasília-Distrito Federal, que irá contar com 21 veículos. A cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) hoje é de 85,9% do território brasileiro.

De 2019 a 2022, foram entregues 1.709 ambulâncias do SAMU 192 em todos os estados e o Distrito Federal.

SAMU 192

O objetivo do SAMU 192, que funciona nas 24 horas do dia, é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

Ministério da Saúde

(- Foto: Bruno Cassiano/MS)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile