O Presidente Jair Bolsonaro participou, nessa terça-feira (9), em São Paulo, da solenidade de abertura do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura – Siavs, evento que conta com feira, congresso e programação gratuita para os setores.
Em discurso, o presidente lembrou medidas do governo federal no setor, como as negociações com a Rússia para fornecimento de fertilizantes ao Brasil. “Quando vimos no Brasil a possibilidade de faltar fertilizante, fomos à Rússia. Mesmo com pesadas críticas de grande parte da mídia, inclusive o mundo, contra a nossa ida à Rússia”, disse.
Boslonaro e o presidente russo, Vladimir Putin, mantiveram encontro, em fevereiro deste ano, e um dos principais assuntos foi o fornecimento de fertilizantes agrícolas ao Brasil.
Segundo o presidente, a expectativa agora é que a Rússia também forneça óleo diesel ao Brasil. “Chegaram os fertilizantes. Agora, estamos negociando também óleo diesel para o nosso Brasil”, disse.
Em julho, durante uma visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (Estados Unidos), o ministro das Relações Exteriores, Carlos Franca, disse que negociava com os russos o fornecimento do combustível, especialmente para o agronegócio.
O salão é organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e reúne participantes entre produtores, compradores, técnicos, pesquisadores, consultores, lideranças e estudantes. É considerado uma oportunidade para quem quer investir em novas tecnologias para a produção e ter acesso às informações que incrementam projetos e atividades produtivas na área da avicultura e suinocultura.
A feira tem a participação de empresas da área de equipamentos, casas genéticas, laboratórios, insumos biológicos e farmacêuticos, logística, entre diversos outros fornecedores da cadeia produtiva, expondo a inovação e os lançamentos em produtos e serviços.
O evento é composto também por um congresso com palestras, simpósios e painéis sobre temas variados relacionados ao setor como Avanços e desafios no setor de frigoríficos, Simpósio sobre gestão de crise, Painel sobre acesso a mercados e Simpósio sobre sustentabilidade.
Foto: Clauber Cléber Caetano/PR