RAY CUNHA
Um dos maiores pensadores espiritualistas do Brasil, Jorge Bessa, publicou, em e-book, Psiquiatria Espiritual – Uma visão espiritualista dos distúrbios psíquicos (amazon.com.br, 354 páginas, R$ 32,70). Trata-se da mais minuciosa pesquisa sobre as causas dos distúrbios psíquicos, especialmente a esquizofrenia.
A trajetória de Bessa é curiosa. Ele foi espião brasileiro em Moscou durante a Guerra Fria. Especialista em assuntos relacionados à atividade de inteligência e de planejamento estratégico, em 15 de agosto de 1996, foi nomeado para o cargo de coordenador geral de Contrainteligência da Subsecretaria de Inteligência da Casa Militar da Presidência da República, órgão que deu origem à atual Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Graduado em Economia e pós-graduado em Educação a Distância, formado em Medicina Tradicional Chinesa e em Psicanálise, tornou-se pesquisador de assuntos espiritualistas, tentando estabelecer pontes entre ciência e espiritualidade. É autor de mais de duas dezenas de livros, sobre espiritualidade, Medicina Tradicional Chinesa, geopolítica, política e ETs.
Em Psiquiatria Espiritual defende a tese de que os distúrbios psíquicos são causados por consciências extracorpóreas, que atuam em outro plano da matéria, os chamados Espíritos. Segundo Bessa, “esses distúrbios da mente podem ter cura e não são uma condenação para toda a vida, diferentemente do que diz a medicina acadêmica”.
“Baseado em dados da própria ciência e em informações oriundas do campo espiritual, obtidas através da psicografia de respeitáveis médiuns, o autor elucida como se processa a comunicação entre os dois planos da vida e aponta as verdadeiras causas espirituais dos distúrbios psíquicos – em especial a esquizofrenia –, apresentando formas de tratamentos e terapias naturais e espirituais que complementam o tratamento medicamentoso da medicina alopática” – informa a apresentação do livro.
“Escrito em linguagem simples, este livro pode ser do interesse de médicos psiquiatras, profissionais da saúde física e psíquica, bem como para todas as pessoas que se interessem pelos temas da paranormalidade, cérebro-mente e do Espírito.”
Tive a oportunidade de fazer a revisão de Psiquiatria Espiritual, a pedido de Bessa, razão pela qual li atentamente o livro. Trata-se de mais um passo da ciência no inevitável encontro seu com o Espírito e outros planos da vida.