19.5 C
Brasília
sábado, janeiro 11, 2025

ANUNCIE

Pandemia muda o perfil empresarial no Brasil

Vinícius Postai*

 

O recebimento de dinheiro via Pix, a busca por contas digitais para realizar uma gestão financeira e a promoção dos produtos por meio das redes sociais se tornaram os principais métodos de negócio utilizados por empreendedores durante a pandemia. A constatação, feita pela fintech Juno, destaca uma mudança do perfil dos empresários brasileiros.

Por meio da pesquisa realizada, foi possível compreender o tripé que tem moldado as empresas atualmente. Esse novo cenário está fortemente atrelado à tecnologia, o que tem sido determinante para fomentar o crescimento empresarial no país.

Sabe-se que, apenas no ano passado, o Ministério da Economia registrou a abertura de 2,6 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O mercado está mudando bastante e, sem dúvidas, apresenta grandes mentes empreendedoras em ascensão. Por tal razão, vemos a criação de mais empreendimentos autônomos.

Além disso, no início do mês de agosto, o Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), registrou uma alta pela quarta vez consecutiva neste ano. Em uma análise geral, foi considerado o maior nível desde junho de 2013.

Apesar das dificuldades que o ano pandêmico tem proporcionado desde março de 2020, vemos que os empreendedores possuem esperança de dias melhores. De fato, a expectativa é de que possamos quitar as dívidas acumuladas para que haja a retomada dos nossos serviços.

O perfil do empreendedorismo, que tem se alterado gradativamente, mostra que há uma busca constante para aprimorar os negócios. Isso mostra que os empresários possuem garra e força de vontade para que a retomada ocorra o quanto antes.

As empresas, principalmente de pequeno e médio porte, foram duramente impactadas com a chegada da Covid-19. Em meio a tantas turbulências, os empreendedores souberam driblar os problemas sobressaindo-se frente aos desafios, a exemplo de uma fênix.

Nós, empresários, somos determinados. E é justamente essa determinação que fará com que alcancemos um universo incrível de possibilidades em prol do aquecimento econômico.

É, portanto, inegável que a resiliência seja a característica principal de todos que atuam neste ramo. Foi por meio dessa capacidade de lidar com problemas, adaptar a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas que conseguimos chegar até aqui.

 

* CEO da MOAI, formado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

PROATIVA

relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

667FãsCurtir
756SeguidoresSeguir
338SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Últimos artigos