Moradores de Arniqueira, bairro de Brasília-DF, exigem transparência na compra de terrenos e denunciam especulação imobiliária por parte da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap). A deputada distrital Paula Belmonte sugere adiamento do edital de compra direta de terrenos em Arniqueira, e solicita no prazo de 30 dias, que a Terracap responda os critérios adotados.
A solicitação foi encaminhada em audiência pública realizada na cidade com a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), Terracap, Secretaria de Habitação, e representantes do governo local – com auxílio de técnicos legislativos e assessores – para dar encaminhamento rápido das medidas determinadas em conjunto com os moradores da região.
Entre as queixas apontadas, os moradores apresentaram a falta de informação e transparência da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) – lisura nos critérios adotados para avaliação dos terrenos – e reivindicação acerca do alto valor no preço do metro quadrado, se comparado a outras regiões de Brasília.
Diante das demandas, a deputada Paula concluiu que as famílias que há décadas lutam por suas moradias, sentem-se prejudicadas em seus direitos de preferência na compra direta, tendo em vista os parâmetros impostos pela Terracap. “A especulação imobiliária, a falta de transparência e informações técnicas adotadas pela autarquia prejudicou o direito de regularização dos terrenos, e meu compromisso é lutar por esses moradores”, prometeu Belmonte.
A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da CLDF (CFGTC), a qual a deputada é presidente, solicitou uma reunião técnica com a Terracap, GDF e moradores de Arniqueira, a fim de discutir e buscar uma solução adequada na resolução que impossibilita que os verdadeiros moradores tenham o direito à regularização de suas terras.