Início BRASIL Megaleite discute queijos artesanais e Bovinocultura de Leite em Minas

Megaleite discute queijos artesanais e Bovinocultura de Leite em Minas

0

O Festival do Queijo Artesanal de Minas contou com o Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas, realizado pelo Sistema Agricultura em parceria com o Sebrae Minas e o Sistema Faemg. Além disso, também foi realizada a reunião da Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite, com a presença de servidores do Governo de Minas e de representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva, como parte da programação da Megaleite 2023.

O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Caio César Coimbra, faz um balanço positivo do encontro técnico sobre os queijos artesanais, que aconteceu de 8h às 18h de sexta-feira (9), no Expominas, e reuniu um público de aproximadamente 140 pessoas.

“O seminário aconteceu como parte do Festival do Queijo Artesanal e discutiu, principalmente, a simplificação das regras para a regularização de queijarias e formas de dar o protagonismo aos municípios, para que eles consigam treinar suas equipes para regularizarem os estabelecimentos produtores. A geração de emprego e renda e a agregação de valor aos produtos são o foco do Governo do Estado e foram também nesse evento”, avalia Caio.

Os painéis incluíram palestras sobre concessão do Selo Arte, arcabouço legal para produção e comercialização do Queijo Minas Artesanal (QMA), programas de autocontrole para queijarias, efeito da temperatura de coagulação e aproveitamento do QMA para a elaboração de requeijão em barra, além de mesas redondas.

“Estiveram presentes diversos técnicos servidores dos serviços de inspeção municipal e estadual, extensionistas da iniciativa privada e governamental, que se dedicaram a debater temas importantes para o setor dos queijos artesanais. Ficou latente que ainda existem diferentes interpretações de novas legislações publicadas para regulamentar esse setor, o que demonstra a necessidade de mais ações de nivelamento dos entendimentos desses dispositivos legais”, analisa o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves Figueiredo.

Câmara Técnica

Na manhã da sexta-feira, representantes de diversos segmentos da cadeia produtiva do leite estiveram reunidos com o secretário adjunto da Seapa, João Ricardo Albanez, o presidente e o vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda e Luiz Fernando Reis, na Câmara Técnica da Bovinocultura de Leite (CTBL).

Na ocasião, foram discutidas estratégias para o enfrentamento a desafios do setor, como questões tributárias, a tramitação de projetos de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a importação do produto e iniciativas junto ao Governo Federal voltadas ao apoio ao setor, assim como a atualização do Plano Setorial da Câmara Técnica, com a definição de ações para a cadeia.

Encerrada no sábado (10), a Megaleite 2023 aconteceu no Parque de Exposições da Gameleira e teve o patrocínio do Governo de Minas, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile