Início ECONOMIA Crise financeira assola mais da metade dos bares e restaurantes

Crise financeira assola mais da metade dos bares e restaurantes

0

O setor de bares e restaurantes sofre para operar no lucro, revela pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A maioria ainda tem de lidar com problemas como dívidas acumuladas e empréstimos a pagar, diz a pesquisa, que ouviu 1.647 empreendedores de todo o Brasil de 20 a 27 de dezembro.

Em novembro, 23% das empresas operaram no prejuízo, e 34% ficaram em equilíbrio, mostrando que a maioria (57%) tem problemas para trabalhar com lucro.

Segundo o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, o ano termina com muitas empresas ainda endividadas, com impostos em atraso e tendo de pagar empréstimos.

De acordo com a Abrasel, o desafio das dívidas persiste, com 38% das empresas relatando pagamentos em atraso. As principais áreas de inadimplência incluem impostos federais (69%), impostos estaduais (45%), dívidas bancárias (40%), encargos trabalhistas (29%), serviços públicos (água, gás e energia elétrica – 22%), fornecedores (21%) e aluguel do imóvel (18%).

“Também é preciso dar destaque ao desafio dos bares e restaurantes para repor a inflação, com 53% das empresas afirmando que não conseguiram reajustar seus preços em linha com a inflação média – 22% delas tiveram reajustes abaixo do índice geral e 31% não alteraram seus preços. Apenas 10% afirmaram ter conseguido fazer reajustes acima da inflação e 36% ajustaram seus preços de acordo com o índice geral”, informa a Abrasel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile